4° dia - 19 de Dezembro

NOVENA DE NATAL: A vida de humilhação que Jesus levou desde o nascimento

Reze conosco o quarto dia da novena de Natal

4° dia – 19 de Dezembro

 

A vida de humilhação que Jesus levou desde o nascimento

O sinal que o anjo deu aos pastores para ajudá-los a encontrar o Salvador recém-nascido aponta para Sua humildade: ‘Isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada numa manjedoura’. Nenhum outro bebê recém-nascido envolto em panos pobres e deitado em uma manjedoura, uma manjedoura para animais, poderia ser encontrado em qualquer outro lugar, exceto em um estábulo. Assim, em humildade, o Rei do Céu, o Filho de Deus, escolheu nascer, porque veio para destruir o orgulho que havia sido a causa da ruína do homem.

Os profetas já haviam predito que nosso Redentor seria tratado como o mais vil dos homens na Terra e que Ele seria dominado por insultos. Quanto desprezo Jesus realmente não teve que sofrer dos homens! Ele foi chamado de bêbado, trapaceiro, blasfemador e herege. Que ignomínias Ele suportou em Sua Paixão! Seus próprios discípulos O abandonaram; um deles o vendeu por trinta moedas de prata, e outro negou tê-lo conhecido. Ele foi levado preso pelas ruas como um criminoso; Ele foi açoitado como um escravo, ridicularizado como um tolo, coroado de espinhos como um rei falso, esbofeteado e cuspido e finalmente deixado para morrer, pendurado em uma cruz entre dois ladrões, como o pior criminoso do mundo. ‘O mais nobre de todos’, diz São Bernardo, ‘é tratado como o mais vil de todos’. Mas o Santo acrescenta, ‘Quanto mais vil Tu és tratado, mais querido Tu és para mim.’ Quanto mais vos vejo, meu Jesus, desprezado e envergonhado, mais querido e digno do meu amor vos tornais para mim.

Oração

Ó querido Salvador, tantos ultrajes abraçastes por amor a mim, mas não pude suportar uma palavra de insulto sem ao mesmo tempo me encher de ressentimento, eu que tantas vezes mereci ser pisado pelos demônios no inferno! Tenho vergonha de aparecer diante de Ti, pecador e orgulhoso como sou. No entanto, não me expulse de Tua presença, ó Senhor, mesmo que seja isso que eu mereço. Tu disseste que não rejeitarás um coração contrito e humilhado. Arrependo-me das ofensas que cometi contra Ti. Perdoa-me, ó Jesus. Eu não vou te ofender novamente.

Por amor de mim suportaste tantas injúrias; por amor de Ti suportarei todas as injúrias que me são feitas. Amo-Vos, Jesus, que fostes desprezados por amor a mim. Eu Te amo acima de qualquer outro bem. Dai-me a graça de vos amar sempre e de suportar cada insulto por vosso amor.

Ó Maria, recomenda-me a Teu Filho; rogai a Jesus por mim.

 


Reze conosco:

Novena de Natal: 2º dia
Novena de Natal: 3º dia
Novena de Natal: 4º Dia
Novena de Natal: 5º Dia
Novena de Natal: 6º dia
Novena de Natal: 7º dia
Novena de Natal: 8º Dia
Novena de Natal: 9º dia

Deixe seu comentários

Comentário