1° dia - 16 de Dezembro

Novena de Natal: O amor de Deus revelado ao se tornar homem

Reze conosco o primeiro dia da novena de Natal

1° dia – 16 de dezembro

 

O amor de Deus revelado ao se tornar homem

Porque nosso primeiro pai, Adão, se rebelou contra Deus, ele foi expulso do paraíso e trouxe sobre si e sobre todos os seus descendentes o castigo da morte eterna. Mas o filho de Deus, vendo o homem assim perdido e querendo salvá-lo da morte, ofereceu-se para tomar sobre Si a nossa natureza humana e sofrer Ele mesmo a morte, condenado como criminoso na cruz. Podemos imaginar Deus Pai dizendo a Jesus: “Pense em que vida de humilhações e sofrimentos você terá que levar na terra. Terás de nascer no frio e ser colocado numa manjedoura junto com animais. Ainda criança, terás de fugir para o Egito, para escapar das mãos de Herodes. Após teu retorno do Egito, terás que viver e trabalhar em uma loja como um servo humilde, pobre e desprezado. E, finalmente, desgastado pelos sofrimentos, terás que dar a tua vida numa cruz, envergonhado e abandonado por todos”. Podemos imaginar também o Filho respondendo: “Tudo isso não importa. Eu suportarei tudo com alegria, se ao menos eu puder salvar o homem”.

 

 

 

O que diríamos se um príncipe, por compaixão por um verme morto, escolhesse tornar-se ele próprio um verme e desse seu próprio sangue vital para restaurar a vida do verme? Jesus fez infinitamente mais do que isso por nós. Embora Ele seja o soberano Senhor do mundo, Ele escolheu tornar-se como nós, que estamos imensamente mais abaixo d’Ele do que um verme está abaixo de um príncipe, e Ele estava disposto a morrer por nós, a fim de reconquistar para nós a vida de graça divina que havíamos perdido pelo pecado. Quando Ele viu que todos os outros dons que Ele havia concedido a nós não eram suficientes para nos induzir a rezar o Seu amor com amor, Ele se tornou o próprio homem e se entregou totalmente a nós. ‘O Verbo se fez carne e habitou entre nós;’ ‘Ele nos amou e se entregou por nós.’

Oração

Ó Filho de Deus, tornaste-te homem para te fazeres amar pelos homens. Mas onde está o amor que os homens te dão em troca?

Tu deste o Teu sangue vital para salvar nossas almas. Por que, então, somos tão ingratos que, em vez de retribuir-Te com amor, Te desprezamos com ingratidão? E eu, Senhor, eu mesmo, mais do que os outros, Te maltratei. Mas a sua Paixão é a minha esperança. Por aquele amor que te levou a assumir a natureza humana e a morrer por mim na cruz, perdoa-me todas as ofensas que cometi contra ti. Eu te amo, ó Verbo Encarnado; Eu te amo, ó bondade infinita.

Por amor a Ti, para que eu pudesse morrer de dor por essas ofensas. Dá-me, ó Jesus, o Teu amor. Que eu não viva mais no esquecimento ingrato do amor que me tens. Desejo amar-te sempre. Conceda que eu possa sempre preservar neste santo desejo.

Ó Maria, Mãe de Deus e minha Mãe, rogai por mim para que vosso Filho me dê a graça de amá-lo sempre até a morte.

 


Reze conosco:

Novena de Natal: 1º dia
Novena de Natal: 2º dia
Novena de Natal: 3º dia
Novena de Natal: 4º Dia
Novena de Natal: 5º Dia
Novena de Natal: 6º dia
Novena de Natal: 7º dia
Novena de Natal: 8º Dia
Novena de Natal: 9º dia

 

 

Deixe seu comentários

Comentário