SACRAMENTO DA ORDEM

Rafael Vitto | Frutos do seminário e Lema Diaconal

Especial Tudo Deixei por Ti
Ordenação 2024

Parte 5

Nos últimos episódios (10 e 11), acompanhe, com Rafael Vitto, os frutos que o Seminário realizaram no seu interior e a motivação do seu lema diaconal.

Na próxima semana, convidamos você a conhecer a história do missionário Valdeir Bento, que, após um longo período de discernimento, já como missionário, decidiu corresponder ao chamado ao sacerdócio.  

Especial Tudo Deixei por Ti - Rafael Vitto - Parte 5

10 – Frutos do Seminário

Leia a transcrição do vídeo:

Eu acredito que entrei no seminário muito dono de mim, muito dono da minha vida. Eu faço isso, eu faço aquilo, eu posso isso, eu posso aquilo, podem me dar o mundo que eu carrego nas costas. Muito autossuficiente, muito cheio de projetos. Eu quero viajar, eu quero pregar no mundo inteiro, eu quero isso, eu quero aquilo, cheio de querer. 

:: Rafael Vitto | Canção Nova, Seminário e Câncer

Acho que, hoje, eu saio do seminário um homem mais abandonado, um homem que procura mais a vontade de Deus. Um homem mais amadurecido e entendendo mais a vida, entendendo o que é o essencial da vida e, principalmente, não confiando tanto nas minhas forças, nas minhas capacidades, mas sempre em Deus. É claro que o espinho está ali, e a gente sempre quer retomar o controle da vida quer mandar na nossa própria vida, mas sempre nesse exercício de dizer: Rafael, quem manda na sua vida é Jesus. Abandone-se, Rafael, confie na Providência e conte com a ajuda de Deus, conte com a ajuda da comunidade. Seja menos egoísta.

Eu saio do seminário mais maduro nesse sentido, e procurando muito mais estar entregue a Deus do que entregue à minha própria vontade.

 

11 – Lema Diaconal

Leia a transcrição do vídeo:

O meu lema diaconal é: “Como coisa e propriedade vossa”. Esse é um lema mariano da nossa oração de consagração, uma oração que eu gosto muito! E também seguindo os passos do Padre Jonas, ele nos diz que devemos nos consagrar, todos os dias, a Nossa Senhora; ao mesmo tempo, também recordando aquela primeira experiência do meu nascimento, quando minha Mãe me consagrava a Nossa Senhora dizendo:

“Oh minha Senhora, minha Mãe, eu me ofereço todo a vós. E em prova da minha devoção para convosco, eu vos consagro os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração, inteiramente todo o meu ser. Porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe. Guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.”

:: Rafael Vitto | A vontade de Deus, o sacerdócio

Esse é meu desejo, de ser como Maria. Consagrado a ela, consagrado a Jesus como coisa e propriedade. E é coisa, viu gente? Não é filho, é coisa, porque coisa é diferente de filho. O filho, às vezes, é rebelde, mas coisa não. Uma coisa eu pego e coloco onde eu quero, essa coisa já não é mais minha, é de Deus. Toma, Deus, essa coisa é sua, e Ele põe onde quer. Se Ele coloca lá, a coisa fica lá e ela não reclama, ela fica. E ela espera o momento de Deus também tirar ela de lá e colocar em outro lugar. E assim eu quero ser nas mãos de Deus e nas mãos da Virgem Maria. Como coisa e propriedade Vossa.

 

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário