Padre João Gualberto Ribeiro da Silva
Reitor do Santuário Pai das Misericórdias (Maio 2023)
Padre João Gualberto é brasileiro, nascido em 24 de agosto de 1958. Natural de Palmeira D’Oeste (SP), o sacerdote é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo. É formado em Administração de Empresas, Filosofia pelo Seminário de São Carlos (SP) e Teologia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Antes de ingressar na Comunidade Canção Nova, padre João Gualberto exercia seu ministério sacerdotal em Ribeirão Preto (SP). Nessa diocese, atuou na Catedral São Sebastião (1998), Paróquia Santa Rita de Cássia (1999), Catedral São Sebastião (2001) e Paróquia São Sebastião em Jardinópolis (SP). Em 2008, fez uma experiência na Canção Nova em seu ano sabático.
Dentro da Comunidade Canção Nova:
2010 e 2011 – Trabalhou no departamento Porta a Porta da Canção Nova.
2012 – Atuou no Confessionário e foi o formador dos padres.
2013 a 2016 – Foi remanejado para a Frente de Missão de Atlanta, nos Estados Unidos, como vigário paroquial das paróquias Holy Family e Saint Jude, atendendo a comunidade brasileira.
2017 – Retornou ao Brasil para a Frente de Missão de Cachoeira Paulista (SP).
2018 e 2019 – Trabalhou dentro do departamento Social da Canção Nova.
2020 – Foi remanejado para a Frente de Missão de São Paulo e assumiu, na paróquia Santa Cândida, o cargo de Vigário Paroquial, junto ao Padre Anderson Marçal.
2023 – Retorna para Frente de Missão de Cachoeira Paulista, sendo responsável da Vinha do Senhor (setor que cuida dos colaboradores da Canção Nova). Cargo que deixa agora para assumir a Reitoria do Santuário Pai das Misericórdias.
Padre Ricardo Rodolfo Silva
Vice-reitor do Santuário Pai das Misericórdias (Maio 2023)
Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.
2009 a 2014 – Fez seu discipulado e ingressou para os estudos de filosofia no Seminário Canção Nova. 2015 e 2016 – Foi designado para seu ano pastoral na missão de Campos dos Goytacazes (RJ), estando à frente como Coordenador Geral do grupo Jovens Sarados e auxiliar administrativo. 2017 a 2020 – Retornou para a Frente de Missão de Cachoeira Paulista (SP) para os estudos teológicos e exerceu a função de administrador do seminário até 2020, ano de sua ordenação diaconal. 2021 a 2023 – Foi nomeado responsável da Frente de Missão do Rio de Janeiro (RJ). 2023 – Nomeado vice-reitor do Santuário Pai das Misericórdias; por esse motivo, retornou para Cachoeira Paulista (SP).
Monsenhor Jonas Abib
Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias (2011 -2022)
“O Santuário do Pai das Misericórdias é um lugar de encontro com o Pai, aqui se manifesta a Sua face misericordiosa. Através do Seu filho Jesus Cristo, encontramos o Senhor nos sacramentos, na acolhida e na oração pessoal e comunitária. Como é bom ter um pai e uma mãe aqui na terra, e ainda como é bom saber que o Pai do céu nos acolhe e nos ama nesse ambiente especial de oração”.
Biografia:
Natural de Elias Fausto (SP), Monsenhor Jonas nasceu em 21 de dezembro de 1936. Aos 13 anos, entrou para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP). Cursou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia em São Paulo (SP), sendo ordenado sacerdote, em 1964, com o lema “Feito tudo para todos”. Um dos marcos em sua vida e ministério foi quando conheceu a Renovação Carismática Católica em 1971. Empenhado no trabalho com a juventude, fundou a Comunidade Canção Nova oito anos depois, em 1978. Um carisma cuja missão é a evangelização pelos meios de comunicação. Em 2002, esteve com o Papa João Paulo II, hoje santo da Igreja Católica. O encontro foi, para ele, a confirmação de sua missão na Canção Nova. Em 2004, foi a vez de Fátima, Portugal. Lá, ele consagrou ao Imaculado Coração de Maria todo o Sistema Canção Nova de Comunicação e também os membros e sócios desta obra. Uma grande realização veio em 2004: a inauguração do Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, um local para mais de 80 mil pessoas. Por ocasião da novidade, um grande evento que se tornou o maior da Comunidade: “Hosana Brasil”. Já aos 70 anos de idade, a novidade foi a gravação do seu primeiro DVD musical, intitulado “Como é linda a nossa família”. A obra foi lançada no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos, e apresenta algumas das melodias consagradas em sua caminhada na música católica. Em outubro de 2007, um reconhecimento importante para seu ministério sacerdotal: o título de Monsenhor. Foi concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. No ano seguinte, um marco para a Comunidade Canção Nova: o Reconhecimento Pontifício, em Roma, no Vaticano. O reconhecimento definitivo veio em 2014, no dia 29 de junho. Com isso, a Canção Nova é considerada, pela Santa Sé, como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”. Ou seja, está a serviço da Igreja no mundo inteiro, não só local. Outro grande momento na história do sacerdote foi quando, em janeiro de 2009, a Comunidade por ele fundada foi admitida oficialmente na Família Salesiana. Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.
.
Padre Wagner Ferreira
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias (2021 – Abril 2023)
“Servir o Santuário do Pai das Misericórdias foi uma imensa graça e importante responsabilidade. Graça imensa pela oportunidade de exercer o ministério sacerdotal em um santuário, cuja vocação é favorecer ao povo de Deus a experiência do amor misericordioso de Deus Nosso Pai, que por Seu Filho Jesus redimiu a humanidade. Responsabilidade pela árdua tarefa de dar continuidade à obra de edificação da Casa de Deus, motivado pelo carisma Canção Nova e em espírito de comunhão com as orientações pastorais da Igreja diocesana de Lorena.”
Biografia:
Padre Wagner Ferreira da Silva nasceu no dia 28 de outubro de 1971 na capital do Rio de Janeiro. Ingressou na Comunidade Canção Nova em 1992 no modo de compromisso do Núcleo. Estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (atual Faculdade Dehoniana), em Taubaté (SP). Foi ordenado diácono no dia 25 de Julho de 1999 e presbítero no mesmo ano, no dia 27 de dezembro. Escolheu como lema das ordenações diaconal e sacerdotal a frase de Jesus dita aos seus discípulos: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4,34). Em Roma, fez Mestrado em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana, entre outubro de 2000 e junho de 2002. Na mesma instituição italiana, cursou Doutorado, também em Teologia Moral, entre outubro de 2005 e fevereiro de 2009. Ainda na capital italiana, fez pós-graduação em Bioética pelo Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, de outubro de 2005 a junho de 2007. No Brasil, fez pós-graduação em Counseling pela Faculdade Vicentina de Curitiba (PR), de 2013 a 2015. Na Comunidade Canção Nova, atuou como formador dos membros da missão de Aracaju (SE), no primeiro semestre do ano 2000. Foi formador e responsável da frente de missão de Roma, na Itália, entre agosto de 2000 e junho de 2002. Exerceu a função de formador dos seminaristas da comunidade em Palmas (TO) de julho de 2002 a julho de 2005. Foi professor de Teologia Moral no Instituto Mater Dei, em Palmas; na Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP) e no instituto Paulo VI, em Mogi das Cruzes (SP). Integrou o Conselho Geral da comunidade na função de formador geral da comunidade, entre julho de 2009 e julho de 2015. Foi responsável pela formação dos estudantes de teologia candidatos às ordens sacras, de março de 2016 a abril de 2018. E em abril de 2018, foi eleito vice-presidente da Comunidade Canção Nova e membro do Conselho Geral. Em janeiro de 2023, Padre Wagner Ferreira foi eleito presidente da Fundação João Paulo II e da Comunidade Canção Nova, sucedendo a Monsenhor Jonas Abib que era presidente vitalício. A entidade é a mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Atuou como vice-reitor do Santuário Pai das Misericórdias de 2021 à abril de 2023.
Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias ( 2014- 2020)
“O Pai do Céu é Pai mesmo, Ele cuidou e cuidará de mim, Ele me amou e me amará, Ele me perdoou e me perdoará sempre que eu voltar arrependido. Quero levar para toda minha vida essa experiência de filho perdoado, amado e comprometido a ser Sua imagem, Seu rosto paterno e misericordioso.”
Biografia:
Padre Márcio do Prado, natural de São José dos Campos (SP), é sacerdote na Comunidade Canção Nova. Ordenado em 20 de dezembro de 2009, cujo lema sacerdotal é “Fazei-o vós a eles” (Mt 7,12), padre Márcio cursou Filosofia no Instituto Canção Nova, em Cachoeira Paulista; e Teologia no Instituto Mater Dei, em Palmas (TO). Foi eleito membro do Conselho da Comunidade Canção Nova, como membro sacerdote encarregado dos Clérigos (Gestão: 2021-2026). Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.
Twitter: @padremarciocn. Instagram: @padremarciocn