45 ANOS FORMANDO DISCÍPULOS

A Casa de Maria

“O Pai confiou a Nossa Senhora o cuidado da Canção Nova, Ela a acolheu e assumiu. Quanto mais nos afinarmos à Sua maneira de nos conduzir, mais a Canção Nova será a Casa de Maria” (Monsenhor Jonas Abib – Documento Maria na Canção Nova).

Muitas pessoas já ouviram dizer que a Canção Nova é um pedacinho do Céu, é uma bênção, é um lugar da manifestação do poder de Deus. Ouviram isso ou fizeram alguma experiência pessoal que as levou para essas definições tão bonitas e profundas.

São muitos os que passam aqui, na Chácara de Santa Cruz, em Cachoeira Paulista, e que vêm não para fazer turismo apenas, mas para peregrinar, isto é, para caminhar em lugares permeados de uma espiritualidade ímpar que os leve a um encontro pessoal com Jesus, transformando, assim, a Canção Nova, dentre as definições já apresentadas, também na casa dos filhos de Deus.

Foto: Wesley de Almeida

A Canção Nova é casa, casa de acolhida, de alegria, de esperança diante das tribulações presentes no mundo atual. Ela é habitada por um povo que é atraído pelo próprio Deus, em Seus desígnios de amor e de misericórdia, desígnios imbuídos de um ardente desejo de reunir todos os seus filhos, especialmente os dispersos, para falar-lhes ao coração. Isto também faz da Canção Nova — a casa do Pai, e essa verdade está visivelmente expressa na construção do Santuário do Pai das Misericórdias. Segundo o nosso Pai e Fundador, Monsenhor Jonas Abib, com esta construção, a Canção Nova entra no tempo da divina Misericórdia e na plenitude de sua missão evangelizadora. Ela é o lugar dos filhos do Pai das Misericórdias, o Deus de toda a consolação.

Diante de toda a riqueza apresentada até aqui, quero destacar a citação que abre este artigo, feita pelo Padre Jonas no ano de 1991, quando escreveu um documento interno para a Comunidade, intitulado: “Maria na Canção Nova”. Nesta citação, vemos claramente a inspiração que Deus colocou no coração do padre, quando ele afirma que o Pai confiou a Maria o cuidado da Canção Nova, dando-Lhe a missão de cuidar desta casa, de ser a proprietária da casa, e não apenas da casa como estrutura construída, mas da casa espiritual que proporciona aos filhos a experiência do encontro pessoal com Jesus, na eficácia do Espírito Santo. O Padre, movido pela inspiração divina e pela leitura da história da comunidade desde o seu início, em 1978, chega a ponto de expressar que, aqui, foi Maria quem tudo fez e faz, assim como Dom Bosco, nosso Patrono, um dia também expressou, referindo-se à Congregação Salesiana.

Sendo assim, temos base suficiente para afirmar — não apenas de modo poético ou devocional, mas olhando a nossa história desde o seu início, escutando os ensinamentos do nosso pai e fundador e fazendo a experiência pessoal de habitar este lugar e viver este carisma —, que a Canção Nova é originalmente, toda ela, a Casa de Maria, onde cada um é chamado a deixar-se afinar por Maria em sua maneira de viver e atuar no mundo, sendo assim, conduzido por Ela. Ela não recebe esse nome simplesmente por uma vontade humana ou por uma devoção particular, mas o recebe, segundo o Padre Jonas, porque Deus assim o quis. Ele confiou a Maria o cuidado desta casa, Ele a fez Mãe e Mestra desta casa e de todos os que aqui vivem ou vêm para fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, abraçando a vida nova que Ele veio trazer a todo o mundo.

Neste ano de 2023, a Canção Nova completa 45 anos de existência, e o tema que norteia a vivência desta celebração é: Canção Nova, a Casa de Maria – 45 anos formando discípulos. Este tema foi escolhido pelo Padre Jonas ,pouco antes do seu falecimento, e expressa bem o que já refletimos até aqui. O Pai criou a Canção Nova e a entregou aos cuidados de Maria, para que, como Jesus foi educado em sua casa e preparado para abraçar a Sua missão de salvação, nós também, como discípulos dele, sejamos formados, educados e conduzidos, do jeito de Maria, em sua casa, para a missão de evangelizar e de preparar um povo bem disposto para a segunda vinda de Cristo. Não estamos sozinhos nesta empreitada. A “Dona da casa” está conosco, nos conduzindo à plena realização da missão para a qual Deus nos criou Canção Nova. Que Ela nos ajude a ser o que somos!

Assim seja!

 

Fontes:

NOSSOS DOCUMENTOS – Entramos no tempo da Misericórdia / Maria na Canção
Nova

Deixe seu comentários

Comentário