Como se preparar para passar pela Porta da Misericórdia

Faça um caminho de reflexões e conversão para passar pela Porta da Misericórdia

Fernanda Soares
Da Redação

No dia 20 de dezembro, às 16h, acontecerá a Celebração Eucarística no Santuário do Pai das Misericórdias. A Missa será presidida pelo bispo de Lorena, Dom João Inácio Müller, que ordenará oito diáconos, membros da Comunidade Canção Nova, para a Igreja. O reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, monsenhor Jonas Abib, estará presente nessa cerimônia, na qual a Porta da Misericórdia será aberta para os fiéis passarem e receberem assim a indulgência plenária.

Saiba como receber a indulgência plenária

As indulgências, segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), “é a remissão, diante de Deus, da pena temporal de vida pelos pecados já perdoados quanto à culpa (remissão), que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos. A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberar parcial ou totalmente da pena devida pelos pecados. Todos os fiéis podem adquirir indulgências (…) para si mesmos ou aplicá-las aos defuntos” (n. 1471). A indulgência não pode ser aplicada a outras pessoas vivas.

Para receber a indulgência plenária são necessários: o batismo; a repulsa ao pecado; a participação da Eucaristia; a confissão sacramental seguida de absolvição; a oração pelas intenções do Santo Padre; os passos com a intenção de recebê-la.

Faça uma peregrinação na Chácara de Santa Cruz

O peregrino que for ao Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), será convidado a fazer uma peregrinação penitencial para receber as indulgências ao percorrer o caminho até a Porta da Misericórdia.

O Cruzeiro

como-se-preparar-para-passar-pela-porta-da-misericordia

Cruzeiro / Foto:Wesley Ameida

Ao chegar no cruzeiro, que fica no centro da Chácara de Santa Cruz, sede da Comunidade, leia o Evangelho de Mateus, que medita sobre a cruz. Da maldição para a bênção, a cruz de Jesus é fonte de salvação (Mt 27,45-56).

Oração:

Senhor Jesus, a cruz expressa o amor de Deus Pai por mim e pela humanidade. Na cruz, o Senhor chegou ao ápice de Tua entrega. Quero hoje acolher o Teu amor, pôr em prática este amor que recebi do Senhor e tomar a minha cruz de cada dia. Acompanha-me nesta peregrinação.

Ermida Mãe Rainha

como-se-preparar-para-passar-pela-porta-da-misericordia02

Ermida Mãe Rainha/ Foto:Wesley Ameida

Ao sair do cruzeiro, vá até a Ermida Mãe Rainha e medite o Evangelho de Lucas, que descreve a aceitação de Maria em apresentar a misericórdia ao mundo (Lucas 1,-26-38).

Oração

Maria, apresenta-me teu Filho, Jesus, a Misericórdia do Pai. Quero também gerá-lo no meu coração e na minha vida. Quero sempre a Misericórdia de Jesus no meu coração e na minha vida.

Capela do Santíssimo, Sagrada Família

como-se-preparar-para-passar-pela-porta-da-misericordia0

Capela do Santíssimo, Sagrada Família / Foto:Wesley Ameida

Após consagrar-se a Nossa Senhora na Ermida, visite Jesus na Capela ‘Sagrada Família’, para que, como o salmista, você louve pelos feitos misericordiosos de Deus (Salmo 136).

Oração

Senhor Jesus Cristo, seja adorado no Santíssimo Sacramento, adorado porque a Tua misericórdia é eterna, é sem fim.

Centro de Evangelização Dom João Hipólito

como-se-preparar-para-passar-pela-porta-da-misericordia01

Centro de Evangelização Dom João Hipólito/ Foto:Wesley Ameida

Ao contemplar o tamanho do Centro de Evangelização, saiba que esse espaço é fruto de uma profecia que Deus deu ao monsenhor Jonas Abib. Clame o Espírito Santo, peça o dom e os carismas para fazer a vontade do Senhor. (1 Cor 12,1-11).

Oração

Senhor, doador dos dons celestes, envia o Teu Espírito Santo, enche-me com a Tua força, dá-me a coragem de que necessito para prosseguir a minha caminhada, pois quero acertar na Tua vontade. Vem, Espírito Santo, quero ser santo(a), quero chegar ao Céu e quero ser instrumento para que outros façam essa experiência de amor. Amém.

Rincão do Meu Senhor

como-se-preparar-para-passar-pela-porta-da-misericordia03

Rincão do Meu Senhor/ Foto:Wesley Ameida

No Rincão do Meu Senhor, reconheça-se pecador e vá para a casa do Pai (Lucas 15, 11-20).

Oração

Jesus Cristo, bom Pastor, misericordioso em Teus gestos e palavras, ensina-me, com essa parábola, que sou esse filho que saiu de casa e agora precisa voltar. Obrigado, Jesus, por me dizer que há um Pai cheio de misericórdia que está de braços abertos à minha espera.

Diante da porta central do Santuário do Pai das Misericórdias

O peregrino contemplará a porta central do Santuário e ali deixará brotar a gratidão a Deus pelo caminho de conversão percorrido, pela peregrinação feita, pela Misericórdia do Pai (Lucas 15, 20b-24).

CapaPortal
Oração

Obrigado, Pai das Misericórdias, pela peregrinação que pude fazer, obrigado pelo Teu abraço. Eu andei distante do Senhor, eu sofri por causa dos meus pecados e por causa da minha humanidade, mas o Senhor me ajudou até aqui, e agora entro para festejar Contigo e com os irmãos por meio do banquete Eucarístico da Santa Missa.

Rezar: Creio, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Uma ótima peregrinação para você que deseja acolher a misericórdia do Pai!

Adquira o livro: "Entender e Viver o Ano da Misericórdia"

Adquira o livro: “Entender e Viver o Ano da Misericórdia”