Dom Paglia: As portas das casas e os corações devem abrir-se

Dom Paglia: “O Ano Santo da Misericórdia é o ano em que as portas das casas e os corações devem abrir-se”

vincenzo pagliaO presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, na véspera do evento na Filadélfia: “Espero que os bispos no Sínodo tenham presente este passo extraordinário”

Ontem, o Papa esteve na Filadélfia para a celebração do 8º Dia Mundial das Famílias, o coração da viagem de Francisco nos Estados Unidos. Qual a importância deste evento para a Igreja e para a sociedade? Nós perguntamos a Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família.

“Representa uma oportunidade extraordinária, pela primeira vez no mundo que reúne mais de vinte mil pessoas durante três dias em um congresso de famílias que falam sobre a família e que culminou com centenas de milhares de pessoas no encontro com o Papa Francisco sempre sobre este tema, e disse que a família é realmente um eixo central tanto para a Igreja como pela sociedade”.

O que você precisa a família hoje?

“Para recuperar o sonho de ser uma das realidades mais importantes para tornar o mundo menos triste, menos solitário e mais familiar. Infelizmente, a sociedade e a cultura tornam este trabalho mais difícil. Aqui em Filadélfia queremos que o sonho vença sobre a demissão e desistência.”

A jornada em Filadélfia de alguma forma antecipa o Ano Jubilar da Misericórdia. Qual é a conexão entre os dois eventos?

“O mesmo, durante a apresentação do encontro irá enfatizar a ligação entre a abertura da Porta Santa e a abertura das portas das famílias: também elas são santas. Em 27 de dezembro deste ano será comemorado em todo o mundo o Jubileu das Famílias, espero que, como você abrir as portas das catedrais e santuários, como para abrir as portas das famílias, porque as portas de misericórdia são para todos e particularmente para as crianças, os idosos, os doentes e para quem precisa dele. O Ano Santo da Misericórdia é o ano em que as portas das casas e os corações devem abrir-se.”

A visita do Santo Padre para os Estados Unidos foi muito esperado, mas não faltou polêmicas. A distância em questões como aborto e direitos dos homossexuais são significativos com alguns setores da sociedade americana, outros contestam a visão econômica e ecológica do Pontífice. O que acha?

“Acho que o Papa continuará a voar muito alto, para não iludir estas questões, mas para trazê-los de volta à sua própria dimensão, tendo em mente que o que o mundo precisa hoje é redescobrir o poder da solidariedade, a força da paz, a força do ‘encontro. E todas estas dimensões são aprendidas precisamente na família. Não nos esqueçamos o que aconteceu no início da criação, quando Deus confiou a família – a de ontem e de hoje – a defesa da criação e desenvolvimento de gerações. Mesmo as pessoas que mais necessitam, se existem famílias com as portas abertas, encontrarão consolo e aceitação.”

Estamos às vésperas do Sínodo. Sem querer antecipar as discussões entre os Padres, o que podemos esperar?

“A primeira coisa que eu espero é que a visão extraordinária destes dias também afete os olhos e o coração dos bispos participantes do Sínodo. Além disso aqui na Filadélfia existem mais de 500 bispos e não há dúvida de que o processo sinodal iniciado há dois anos encontre neste evento uma fase extraordinária. Acho que o texto que sairá no final do Sínodo de outubro será um texto muito mais forte se estiver respirando com a paixão que nos dias de hoje estamos vivendo aqui.”

Fonte: iltempo.it

Veja mais

.:Dom Paglia anuncia o próximo Encontro Mundial das Famílias em Dublin – Irlanda 2018

.: Na íntegra a Mensagem do Papa para a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia 2016