No contexto do Jubileu da Misericórdia, o Missionário terá autoridade para absolver também os pecados que somente a Sé Apostólica poderia fazê-lo
Estão abertas as inscrições para os sacerdotes e bispos eméritos que desejam candidatar-se à função de Missionário da Misericórdia durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.
Os candidatos devem observar as seguintes características antes de preencher o formulário:
– Ser sinal vivo de como o Pai acolhe todos os que procuram o seu perdão;
– Artífices próximos de todos, não excluindo ninguém, de um encontro cheio de humanidade, fonte de libertação, rico de responsabilidade para superar os obstáculos e retomar a vida nova do Batismo;
– Pregadores convincentes da Misericórdia;
– Anunciadores da alegria do perdão;
– Confessores acolhedores, amorosos, compassivos e atenciosos especialmente às difíceis situações de cada pessoa.
Os Missionários da Misericórdia serão enviados pelo Papa Francisco na Quarta-feira de Cinzas durante uma celebração na Basílica de São Pedro. A figura dos Missionários é descrita na bula Misericordiae vultus, no nº 18.
Funções
Os Missionários serão enviados, pelos próprios Bispos Diocesanos nos seus Países, para animar as missões populares ou as iniciativas específicas relacionadas com o Jubileu, com especial referência ao sacramento da Reconciliação. O Santo Padre, com efeito, lhes dará autoridade para absolver também os pecados que somente a Sé Apostólica poderia fazê-lo.
Os Bispos, por meio da área reservada no site do Jubileu, terão acesso à lista de missionários disponíveis, agrupados por país e por idioma, e poderão entrar em contato diretamente, convidando-os para a missão na sua diocese.
Carta do Bispo
Cada Missionário deverá ter uma carta de apresentação do próprio Ordinário Diocesano ou do Superior da Província de pertença, na qual se atesta a idoneidade para realizar este ministério.
Para se tornar missionário será necessário preencher o formulário “Torna-te Missionário”. Este formulário deve ser preenchido exclusivamente para candidatar-se a missionário da misericórdia.
As candidaturas serão recebidas pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, responsável último pela seleção dos Missionários da Misericórdia, que os escolherá em concordância com os respectivos Ordinários e Superiores das Ordens religiosas.
A candidatura deverá ser acompanhada pela digitalização da carta do Ordinário ou do Superior do Instituto religioso em papel timbrado (atenção para que sejam legíveis os dados de contato).
Fonte: noticias.cancaonova.com