Quem é o Pai?

No sábado, dia 10 de junho de 2017, o Padre Arlon Cristian fez a pregação na Festa do Pai das Misericórdias abordando o tema: ‘Quem é o Pai?’.

O Pai é Deus, e este é Seu primeiro atributo

Quem é o Pai? Quem é esse tal Pai que está de braços abertos para nos acolher? No livro do Êxodo, em Pentateuco, capítulo 34,6 lemos: “O Senhor desceu numa nuvem e permaneceu com Moisés, e Moisés invocou o nome do Senhor; e o Senhor passava diante dele e ele exclamou: ‘Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel!'”. O Pai é Deus, e este é o primeiro atributo d’Ele. O Pai é Deus Criador do Céu e da Terra.

Segundo o credo niceno-constantinopolitano, Deus é o criador das coisas visíveis e invisíveis, do que nós vemos, da nossa realidade, da minha família, mas também das realidades invisíveis, como nosso anjos da guarda, os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael; inclusive, o criador de Lúcifer, o diabo, que se revoltou contra Deus, mas é criatura d’Ele. Por isso, quando Lúcifer quis ser como Deus, São Miguel se levantou e disse: “Quem como Deus? Ninguém como Deus!”.

O amor de Deus para com Israel é comparado com o amor de um pai para com o filho

Deus se revelou a Israel como? Shema Israel adonai elohin. Isso quer dizer: “Escuta, Israel”. “O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com toda a tua força” (Dt 6). Ele é o único Deus. Ele é Pai e o Pai é Deus. Por meio dos profetas, Deus faz um apelo a Israel dizendo: “Voltai para mim, porque eu sou Deus e não há outro”.

Esse Pai é Deus Soberano, Onipotente e Poderoso. O Catecismo da Igreja Católica diz uma frase tão bonita: “O amor de Deus para com Israel é comparado com o amor de um pai para com o filho”. Vejam, o amor de Deus para com o povo eleito, para comigo e com você, é um amor de pai para com o filho. Deus ama seu povo como um pai, mais que um esposo ama a sua esposa. Que profundidade! É um amor imensurável, não é medido, não cabe dentro de um copo, não cabe no universo, não cabe dentro de mim nem de você. É maior que tudo.

Ao designar com nome de Pai, a fé indica dois aspectos: que Deus é origem primeira de tudo e é autoridade transcendente; ao mesmo tempo, Deus é bondade.

Arquivo CN/ cancaonova.com

Antes de começarmos a ler a parábola do filho pródigo, vamos perceber que Lucas conta várias parábolas. Primeiro, ele diz sobre o pastor que tem cem ovelhas e perde uma. Ele deixa as noventa e nove e vai buscar aquela que se perdeu (um por cento). Na segunda parábola, uma mulher tinha dez moedas e perde uma. Ela varre a casa até achar uma moeda (dez por cento). Depois, um pai tinha dois filhos, um sai e o outro fica (cinquenta por cento). Três parábolas para dizer que a quantidade para Deus não importa. Ele vai ao encontro daqueles que ama.

Diz no Evangelho: “O filho diz ao pai: ‘Pai, dai-me a parte da herança que me cabe'”. Primeiro, um filho pede a herança para o pai. E quando o filho tem a herança? Quando o pai morre. Quando o filho vai pedir a herança para o pai, esse está lhe dizendo: “Para mim, o senhor já morreu”.

O Pai nos ama e respeita nossa liberdade

Na parábola, vemos que só um filho pega a herança. O outro, que permanece com o pai, está lhe dizendo: para mim, o senhor ainda não morreu. O filho volta, porque tem um ato de arrependimento.

O Pai é aquele que torce para a felicidade do filho, Ele torce por mim e por você. O Senhor envia seus anjos para nos conduzir, para nos dizer que devemos nos arrepender. O Pai se alegra quando nós nos arrependemos do que fizemos e queremos voltar para Ele. Deus espera a nossa volta. O Pai torce por nós.

Deus nos aguarda e nos espera. Eu fico imaginando a alegria d’Ele quando você entra na casa d’Ele, mas, com o pecado, você está dizendo: “Eu não O quero como meu Pai”. Nós matamos Deus dentro de nós, fazemos com Ele o mesmo que o filho pródigo fez com seu pai. Dizemos que o Senhor não nos escuta, não nos atende. O que é a confissão, senão devolver esse laço? Toda confissão deveria terminar com um abraço. Deus Pai corre de alegria quando você se lembra d’Ele. O Pai devolve a dignidade de filho: a sandália nos pés, o anel, a roupa nova.

Leia mais:
.:A Festa do Pai das Misericórdias

Os filhos de Deus não são órfãos

O Pai é aquele que reconcilia, que traz paz. E quando entrarmos em casa e não virmos Deus lá, devemos chorar e nos perguntar: “Onde está o Senhor?”. Devemos saber quem é Deus Pai na nossa vida. Os filhos d’Ele não são órfãos. Você pode ter cem anos, mas você tem um Pai e tem uma Mãe. Os filhos de Deus merecem colo.

Quando uma pessoa vira a cara para nós, viramos a cara para ela também. Por isso, Jesus pede que sejamos como crianças, pois estas não precisam de dinheiro para ser feliz. Nós, se não tivermos algo, não somos felizes. Deus nos trata assim. Somos nós que não queremos ficar no colo; somos nós que queremos fazer as coisas da nossa vontade. Fazemos uma lista do que queremos, e ai de Deus se não fizer assim! O Pai é amoroso.

Como eu queria que Jesus saísse daquela imagem da Pietá para eu deitar no colo de Nossa Senhora! A mãe não desiste de um filho, e se este for preso, a mãe vai visitá-lo na prisão. Se você trata seu filho assim, não há pecado que você cometeu que Deus não diga: “Venha cá, você continua sendo meu filho”.

Padre Arlon Cristian
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

 

 

Deixe seu comentários

Comentário