Santuário do Pai das Misericórdias abre Porta Santa neste domingo

Cerimônia será presidida pelo bispo de Lorena, Dom João Inácio Müller, e terá ordenação de oito diáconos

A cerimônia de abertura da Porta Santa do Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), será no dia 20 de dezembro de 2015, às 16h, em celebração presidida pelo bispo da Diocese de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller, e concelebrada pelo reitor do Santuário e fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. O bispo emérito diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos, também estará presente. Na ocasião, oito seminaristas serão ordenados diáconos, isto é, assumirão o terceiro dos três graus do sacerdócio: episcopado, presbiterato e diaconato. É a primeira ordenação que será realizada no Santuário.

Na Igreja Católica, a Porta Santa é celebrada junto aos jubileus, em geral, a cada 25 anos, mas é possível a proclamação de um Jubileu Extraordinário, como fez o Papa Francisco ao instituir o Jubileu da Misericórdia, que teve início com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 8 de dezembro deste ano. A abertura nas catedrais de todo mundo aconteceu no último dia 13. Para receber o perdão, os fiéis devem realizar uma peregrinação até às igrejas, que tenham Porta Santa, além de se confessarem e comungarem.

No Santuário do Pai das Misericórdias estão previstas atividades especiais para o Ano Santo: “Até o final deste Ano Santo, nós promoveremos, entre outras ações, a contemplação da Via-Sacra toda sexta-feira e aos sábados a oração do terço mariano, com procissão; mensalmente realizaremos mutirão de confissão e obras de misericórdia, como a arrecadação de alimentos e agasalhos para doar aos pobres”, explica o vice-reitor do Santuário, padre Marcio José do Prado.

Nesse fim de semana, além de passar pela Porta Santa no Santuário, os fiéis poderão participar das atividades do Acampamento “Preparai o Caminho”, que começa na sexta-feira. Com palestras, momentos de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento, o encontro é uma preparação para o Natal. No sábado à noite, às 19h30, no auditório São Paulo, a apresentação musical “Em busca do Rei da Luz”.