RUMO AO CÉU

Quais seriam os hábitos de um santo?

Hábitos de santidade

Acredito que a vida dos santos e o que eles faziam, todos os dias, podem nos ajudar a ter “hábitos de santidade”, que podem nos aproximar de Deus e nos ensinar a ser como Ele. É para isso que todos nós somos chamados: para a santidade. Todos falam sobre a santidade, sobre a sua beleza, mas para ser santo é imprescindível desejar ser, cada vez mais, como o próprio Jesus. E como podemos fazer isso? Bem, conhecendo Ele e os santos que vieram antes de nós.

“A Igreja é universal, nela há espaço para todos, e não somos todos iguais.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Os hábitos de Santo Inácio de Loyola

Para conhecer a Deus devemos encontrar tempo para ter um encontro com Ele na leitura da Palavra e nas histórias dos santos. Assim fez Santo Inácio de Loyola. Aqui estão alguns hábitos de Santo Inácio que podem nos ajudar:

1. Reserve um tempo para ler:

A leitura da Sagrada Escritura, dos textos do Magistério e da Tradição Católica junto com histórias de santos. Obviamente, não estou falando de uma leitura rápida ou simples, mas de uma leitura orante na qual você pede a presença do Espírito Santo para ajudá-lo a contemplar a beleza da Verdade que lhe é revelada e ajudá-lo a moldar a sua vida com a semelhança com Cristo.

2. Estude e ofereça o estudo a Deus:

Santo Inácio de Loyola estudou nas universidades de Alcalá de Henares, Salamanca e Paris. Ele era apaixonado por estudar e viu a importância de uma boa formação.

Por meio dela, ele desdobrou todas as capacidades que Deus lhe deu. Disciplina no estudo, organização e esforço fazem parte dos hábitos que dão glória a Deus, pois Ele mesmo nos deu as capacidades que temos. Então, se você gosta de estudar e é bom nisso, vá em frente!

3. Faça exercícios espirituais:

Um hábito que podemos incluir em nossa rotina mensal e anual é reservar um tempo para nos afastarmos do mundo e nos aproximarmos de Deus, talvez um fim de semana mais retirado. Os exercícios inacianos são um dom de Deus ao mundo através de Santo Inácio. Reservar momentos para fazer um retiro é algo essencial para quem quer se tornar mais íntimo de Deus.

Leia também:
:: Como saber se sou chamado para uma vida religiosa ou sacerdotal
:: Vida Consagrada para o Papa Francisco
:: Pais, os melhores amigos dos filhos!

Os hábitos de Santa Teresinha do Menino Jesus

Às vezes, pensamos que para sermos santos temos que fazer coisas grandes ou impressionantes; e se olharmos na perspectiva do mundo de hoje, poderíamos dizer que apenas ser cristão já é bastante estranho.

Santa Teresinha do Menino Jesus nos ensina um caminho de santidade que parece simples à primeira vista, mas é muito profundo e implica o hábito do “exercício”: praticar virtudes.

1. Exercite a humildade:

O caminho de santidade que Santa Teresinha nos apresenta é de profunda simplicidade de coração. Leva-nos a reconhecer nossa pequenez diante de Deus, sua imensidão e poder. Para sermos santos, devemos reconhecer que sem Ele não somos nada, nada podemos fazer. Mas que, da Sua mão, tudo podemos e tudo somos, porque estamos n’Ele. Parece simples, mas implica um poderoso rebaixamento, uma morte a si mesmo, que é em si um dom de Deus.

2. Exercite o abandono:

Esse hábito está ligado à confiança em Deus. Se nos reconhecermos como criancinhas nas mãos de um Pai que nos ama loucamente, podemos confiar-nos a Ele e saber plenamente que Ele provê.

Ele nunca nos deixa sozinhos, ele sabe perfeitamente do que precisamos e nos dará não apenas o que precisamos, mas muito mais! Porque é um Deus generoso que transborda de amor pelos seus filhos.

3. Exercite a obediência:

A obediência. Muitas vezes, não entendemos completamente as razões pelas quais devemos fazer algo que nos é pedido, mas um hábito que nos levará à santidade é a obediência àquelas pessoas que Deus colocou em nosso caminho, que têm uma vida próxima a Ele e que são exemplo de oração e virtude.

Também a obediência à Santa Igreja Católica, sua Doutrina e Magistério. Devemos confiar que a Igreja é inundada pela presença do Espírito Santo e que, mesmo que não entendamos algumas coisas no momento, da mão de Deus e na oração, podemos chegar a entender o que nossa mãe Igreja quer nos ensinar.

Os hábitos de Santa Catarina de Sena

A Igreja é universal, nela há espaço para todos e não somos todos iguais. Há momentos em que a vida nos apresenta grandes dificuldades e podemos ver que alguns membros da Igreja estão prejudicando o Corpo de Cristo.

Nesses momentos precisamos ser fortes e corajosos da mesma forma que foi Santa Catarina de Sena, que em seu tempo (século XIV) levantou a voz e defendeu fortemente a fé. Os hábitos que Santa Catarina nos ensina são:

1. Reze:

Uma intensa vida de oração. Precisamos procurar falar com Deus, entender o que Ele nos pede e assim fazer verdadeiramente a Sua vontade. Lutar, de forma profética, contra os desvios da fé implica uma coragem que vem como um dom de Deus.

Santa Catarina deixou claro que a coragem que ela demonstrou não veio de sua própria força. Suas próprias palavras não eram apenas dele. Por causa da íntima união que ela tinha com Deus e da profunda vida de oração na qual estava profundamente unida a Ele, Deus transbordou em generosidade com ela, dando-lhe tudo o que ela precisava para enfrentar as dificuldades de seu tempo.

2. Busque direção espiritual e confissão:

Santa Catarina, pelas grandes dificuldades que enfrentou, cercou-se de pessoas virtuosas que a ajudaram e guiaram na luta que viveu por seu profundo amor à Igreja.

3. Demonstre amor:

Santa Catarina mostrou-nos o seu amor pela Igreja. Esse hábito, relacionado à obediência, nos aproxima do dom que Deus nos deu. Ele ficou conosco na Igreja, especificamente no sacramento da Eucaristia. O amor ao Corpo de Cristo nos une a Deus de maneira direta. Ele fundou a Igreja e nela permanece apesar de nossa fragilidade (por isso, a Igreja é santa, não por nossa causa, mas porque Deus nela habita misteriosamente).

E os de Carlo Acutis?

Para não ficarmos com santos que parecem estar muito longe de nós, devido ao tempo e à tecnologia, vejamos os hábitos que um jovem amante da Internet pode nos ensinar: o Beato Carlo Acutis.

1. Receber a Eucaristia (e amá-la):

Este santo é conhecido pelo seu profundo amor pela Eucaristia, pelo seu desejo de a receber. Por seu desejo de se unir a Deus, recebendo-o sacramentalmente. O amor de Carlo Acutis pela Eucaristia se reflete na árdua pesquisa que realizou, ainda jovem, sobre os milagres eucarísticos.

2. Faça bom uso das ferramentas que temos disponíveis:

Carlo Acutis tinha o dom de usar a internet, e a usava para honrar a Deus. Ele soube reconhecer seu dom e usá-lo para dar sempre mais glória a Deus. Este é um hábito que podemos aprender: use as ferramentas que temos para dar glória a Deus. As ferramentas não são ruins, as invenções tecnológicas não são ruins em si mesmas, o que é ruim é o que decidimos livremente fazer com elas.

3. Sirva generosamente:

Caridade, generosidade e serviço. Três hábitos que caminham juntos e são fundamentais para o caminho da santidade. Amar o próximo, ser generoso com o que Deus nos deu e servir ao próximo são hábitos que refletem Cristo em nossas ações.

Confiemo-nos a esses quatro santos para que, pela intercessão deles, possamos seguir o caminho que Deus quer para cada um de nós e sermos santos. Que possamos refleti-Lo com todos os dons e carismas que Ele mesmo nos deu.

Sendo nós mesmos, saibamos tirar de cada um dos exemplos que andaram nesta terra os traços e características que Deus colocou neles. E que saibamos viver como eles: amando e fazendo o bem.

Deixe seu comentários

Comentário