Certa vez, Jesus operou um milagre no dia de sábado e, segundo as leis judaicas, essa era uma prática proibida. Por causa disso, muitos judeus passaram a persegui-Lo e questionaram essa atitude. Foi então que Jesus respondeu: “Meu Pai continua trabalhando até agora, e eu trabalho também” (João 5,17).
:: O dom da família para o dia de hoje
Jesus já havia dito que não tinha vindo para abolir a lei, mas sim levá-la à perfeição (cf Mt 5,17), portanto, é significativo que Jesus, agora, tenha falado de trabalho e que isso esteja relacionado à perfeição. Continuar trabalhando é parte da perfeição da lei. Deus trabalha por nós, Jesus trabalhou e trabalha em nosso favor.
E o meu trabalho?
Cabe a cada um de nós, agora, examinar se nosso trabalho está cumprindo a lei de Deus. Cabe perceber se nosso trabalho tem nos levado à perfeição da lei, ou seja, se nosso trabalho tem nos levado à santidade e se ele tem colaborado na construção do Reino de Deus. O segredo para que isso aconteça Jesus já nos deu neste exemplo do milagre do dia de sábado.
Meu trabalho deve ser fazer o bem
Jesus estava fazendo o bem no dia de sábado e isso era levar a lei à perfeição. Tudo aquilo que promove o bem e a salvação das pessoas está plenamente de acordo com a vontade de Deus. Por isso, a primeira coisa que devemos observar em nossa maneira de trabalhar e também no trabalho que realizamos é se ele ajuda a fazer o bem em favor das pessoas ou, ao contrário, se preocupa somente com o interesse pessoal. Ganhar dinheiro, obter sucesso, reconhecimento, destaque, prestígio, poder, tudo isso é vão se o objetivo maior não for fazer o bem, ajudar as pessoas. É justo buscarmos a realização profissional e buscar ter boas condições financeiras e até o reconhecimento profissional, mas tomemos cuidado, que esse não deve ser nosso principal objetivo. Imagine só se Jesus pensasse isso ao invés de fazer o bem naquela ocasião. Jesus teria deixado para depois ou teria feito o milagre em um lugar escondido. Da mesma maneira, somos chamados a ter como objetivo principal fazer o bem com nosso trabalho, agradar e servir a Deus, servir ao Reino de Deus e aos irmãos.
Leia também:
:: Como anda sua comunicação?
:: Por que sinto raiva?
:: Como lidar com as preocupações cotidianas?
Lembremos sempre do ensinamento de Santa Teresa de Calcutá: “Nunca foi entre você e os homens, sempre foi entre você e Deus.”
Trabalhar lado a lado com Deus
Se vivermos nosso trabalho em comunhão com Deus, então também contaremos com Ele, com Sua graça, e mesmo nos momentos difíceis, nos momentos de cansaço e desânimo, Ele nos ajudará. Até mesmo as falhas, os insucessos e humilhações, quando vividos em união com Deus, ganharão novo sentido. Também terá novo sentido a maneira como farei as tarefas. Esforçarei-me por fazer bem, afinal, meu trabalho é para a construção do Reino de Deus.
O trabalho que nos santifica é aquele em que me coloco a trabalhar em comunhão com o Senhor, torno-me seu companheiro de missão. Una-se ao Senhor naquilo que lhe é confiado e seu trabalho será mais um testemunho de santidade e do amor de Deus pelos homens.
Peça ao Espírito Santo esta graça!