PALAVRA DE DEUS

Aprenda a rezar: a Bíblia como uma escola de oração

A Palavra de Deus é fonte de graças na vida do cristão, é uma verdadeira escola de oração. Na Palavra, encontramos o Senhor, o Verbo encarnado: “No princípio, era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito do que existe. Nela estava a vida e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la” (Jo 1,1-5).

Cristo é a Palavra viva, o Verbo encarnado no seio da Virgem Maria que veio ao mundo para resgatá-lo das trevas. Ele é a Luz dos homens, que veio “ iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz” (Lc 1,79).

Aprenda a rezar: a Bíblia como uma escola de oração

Tinnakorn Jorruang / GettyImages

Compreende-se que rezar com a Palavra é rezar com Cristo, rezar com Ele e como Ele. Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “A oração de Jesus faz da oração cristã uma súplica eficaz. É Ele o seu modelo. Jesus reza em nós e conosco. […]Também reza por nós, em nosso lugar e em nosso favor. […] Se nossa oração está resolutamente unida à de Jesus, na confiança e na audácia filial, obteremos tudo o que pedimos em seu nome; bem mais do que pequenos favores, receberemos o próprio Espírito Santo, que possui todos os dons” (CIC 2740-2741).

Por isso, em nossa oração pessoal, é importante fazermos a experiência de orar com a Palavra: “Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas” (Hb 4,12-13). Quando rezamos com a Palavra, efeitos maravilhosos acontecem em nosso interior: o Senhor liberta do pecado, cura a alma, alivia o coração, “dá ânimo ao cansado e recupera as forças do enfraquecido” (Cf Is 40,29). Se há um desejo sincero na vida de oração, não há como não ser banhado por tamanha graça.

Existem várias modalidades para orar com a Bíblia, por exemplo, através do estudo diário da Palavra ou das orações feitas com os Salmos; na liturgia das Horas, também encontramos citações bíblicas belíssimas que muito contribuem para nossa espiritualidade. Com a Palavra, somos impulsionados a orar sem cessar (1 Ts 5,17), pois orar é uma necessidade vital para todo cristão.

Também “aprendemos a rezar em certos momentos ouvindo a Palavra do Senhor” (CIC 2659). Por exemplo, ao ouvir a Palavra na Liturgia, somos motivados a orar: “A oração da Igreja, alimentada com a Palavra de Deus, e a celebração da Liturgia nos ensina a orar ao Senhor Jesus” (CIC 2665). Na Liturgia, a Igreja nos convida a orar assimilando as leituras do Antigo e Novo Testamento, Salmos e os Evangelhos. Na Santa Missa, antes de nos alimentarmos com a comunhão eucarística, somos nutridos pelo pão da Palavra de Deus.

Além disso, todos os homens são chamados a entrar no Reino de Deus. E para ter acesso a ele, precisamos acolher a Palavra de Jesus, pois a Palavra do Senhor é comparada à semente no campo: os que a ouvem com fé e a compreendem produzem muitos frutos (cf. Mc 4,8). O Reino de Deus manifesta-se aos homens: “Na Palavra, nas obras e na presença de Cristo. Acolher a Palavra de Jesus é acolher o próprio Reino” (CIC 764).

Leia mais
.:O que é a Lectio Divina?
.:A riqueza da leitura meditada e orante da Palavra de Deus
.:Como fazer o Diário Espiritual
.:Liturgia diária

Além do mais, vivemos num tempo em que os homens padecem da fome da Palavra: “Há uma fome na terra, “não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a Palavra de Deus” (Am 8,11). Aqui também encontramos um motivo justo para trilharmos um caminho de oração com a Palavra: ao nutrir minha alma com a Palavra, serei saciado; e saciado, poderei alimentar a outros. Desta forma, cumpriremos a ordem do Senhor: “Vós mesmos dai-lhes de comer” (Mt 14,16). O Senhor nos convida a saciar a fome dos nossos irmãos, a dar-lhes uma palavra de conforto e de esperança em meio às suas dores. Certamente, conhecemos pessoas desnutridas da Palavra, que precisam ser alimentadas. Ou, talvez, essa pessoa desnutrida seja você. Que tal fazer a experiência de orar com a Palavra!

Oremos com o salmista: “De todo coração te procuro; não me deixes desviar dos teus preceitos. Nos teus estatutos me deleito, não esquecerei tua palavra. Sê bondoso para com teu servo; faze que eu viva e observe tua palavra. Abre-me os olhos para eu contemplar as maravilhas da tua lei. Ando curvado pela tristeza; levanta-me conforme tua palavra. Lâmpada para meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho” (Sl 119,10.16.28.105).

Você tem o hábito de orar com a Palavra de Deus?
Não perca tempo, mãos à obra! Aprenda a rezar com a Palavra todos os dias e Cristo o iluminará.

 

Deixe seu comentários

Comentário