Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil

“Deus é misericordioso e ouvirá sua oração” (Pe Pio)

Amados irmãos, dentro do ano da oração em preparação para o Jubileu ordinário de 2025, conforme nos pede o Papa, para que possamos nos beneficiar das graças advindas deste ano jubilar, vamos tomar como referência a Sagrada Escritura em Filipenses 4,6-7 que diz:
“Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus.”

O apostolo nos convida por primeiro a não se inquietar, ficar agitado por qualquer coisa que pareça uma ameaça ou instabilidade, mas apresentar as nossas necessidades a Deus em orações, que nada mais é do que abrirmos a boca e dialogar com Deus, partilhar confiante tudo o que você está vivenciando naquele momento, como quando procuramos um amigo de confiança para lhe dizer o que estamos sentindo ou passando naquele momento. Quando oro a Deus, aquela situação partilhada já não está só comigo, mas agora está nas mãos de Deus. E o apóstolo acrescenta a essa oração e súplica a ação de graças, que consiste em louvor a Deus por tudo o que temos: Eu te louvo, Senhor, por minha vida, família, saúde, trabalho, amigos, casa etc. Fazendo assim, não só apresentamos a Deus nossas inquietações, mas também agradecemos por tudo que temos.

Tendo partilhado com Deus, pela oração, nossas inquietações, cabe agora esperar n’Ele com confiança. Ele nos dará forças e sabedoria para superarmos esse momento, uma vez que já colocamos em Suas Mãos, como diz o versículo 7 do texto acima: “E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus.”

A virtude da esperança, que é confiança nas promessas de Deus, nos ajudará a não ficarmos preocupados, pois, sabendo que Deus cuida de nós e ouve nosso clamor, ele cuidará de todas as coisas. Por isso a preocupação nos faz sofrer mais ainda, pois, ao ficarmos preocupados com as inquietações, demonstramos desconfiança em Deus, por isso ela é inútil. Portanto, confiar em Deus é nossa consolação e certeza de sua ação, é nesse sentido que o apostolo diz: “Guardará vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus”.

Agora, convido todos a colocar diante de Deus as nossas preocupações, sabendo que Ele é fiel e justo para cuidar de nós. Ele ouve nossas orações e está pronto para nos dar a paz de que precisamos.


“Pai amado, neste momento, colocamos diante de Ti todas as nossas preocupações, medos e ansiedades. Sabemos que o Senhor é o único que pode trazer verdadeira paz aos nossos corações. Nós nos entregamos com toda confiança, sabendo que não estamos sozinhos, e que Tu estás trabalhando em nossa vida. Ajudai-nos a lembrar de Sua fidelidade todos os dias, e que nossa esperança esteja sempre firmada em Ti. Que a Tua paz guarde os nossos corações e pensamentos em Cristo Jesus. Tudo isso vos pedimos por Jesus vosso filho, na unidade com o Espírito Santo. Amém.”

“Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos.”

Com minha bênção!

Deixe seu comentários

Comentário