PRINCÍPIO ETERNO

Bem-aventurados os perseguidos

“Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque o reinado de Deus lhes pertence”

Vivemos em diversos contextos, ambientes e relações que nos colocam a todo o tempo em contato com outras pessoas, algumas muito queridas ao nosso coração, o que facilita o convívio, e outras, no entanto, um pouco mais difíceis de conviver. É comum não termos afinidade com todos os que convivem conosco, e isso pode ser superado com atitudes concretas de amor fraterno, como a paciência, a disponibilidade e a atenção com aqueles que inicialmente não as teriam. Mas quando vivemos num ambiente em que somos perseguidos por querer, buscar e fazer o bem, parece injusto, não é mesmo!? No entanto, o bem que semeamos nesta terra, o colheremos no céu.  É isso que Jesus nos promete no Evangelho quando diz: “Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque o reinado de Deus lhes pertence” (Mateus 5,10).

“Nenhum sofrimento vivido por causa de Deus é em vão.” | Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

É lógico que não é prazeroso para ninguém ser perseguido, ainda mais quando interiormente você sabe que não fez nenhum mal para merecer aquilo. Com a perseguição, vem a exposição, o desconforto, a humilhação, os escândalos originados da mentira. De fato, é uma grande dor para qualquer coração que vive retamente. Mas, ao mesmo tempo, quando somos perseguidos por causa da justiça e do exercício do bem, somos revestidos por uma paz interior que vem de Deus, isso ninguém é capaz de roubar. A paz de espírito é própria de quem vive na luz e caminha de acordo com a verdade. É o que nos consola. Por isso, diante da  dor de ser perseguido (a), sustentado(a) pela verdade, louve a Deus, pois você está vivendo o Evangelho, além disso, está sendo objeto de um promessa divina: “[…] o reinado de Deus lhes pertence”.

: Veja também
Canção Nova reabre para visitação de peregrinos
A adoração nos transforma
Buscar o amor da nossa vida

Nenhum sofrimento vivido por causa de Deus é em vão. Muito pelo contrário, quando se sofre por causa do Reino de Deus, há um grande sentido: a própria santificação e a santificação daqueles que provocam em nós tais sofrimentos. Jesus foi perseguido e no auge da sua perseguição – na cruz – rezou pelos seus perseguidores: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Jesus  não estava sofrendo em vão, Ele colocou sentido na sua dor, nas suas chagas, na sua morte. Então, diante da perseguição que você possa estar passando em seu trabalho, na sua casa, com os seus familiares e amigos, utilize de tudo isso para ser mais santo, mais santa.

E, com o seu testemunho, os que antes te perseguiam, eles podem se tornar companheiros na construção do Reino de Deus nesta terra. Você crê? Se sim, chegou o momento de conscientemente acolher e escolher a perseguição por causa da justiça, por causa do Reino. Não estou ficando louco, mas o fato de escolhermos e aceitarmos a dor da perseguição faz toda a diferença, pois daremos aquele mesmo sentido que o Senhor deu na sua Via-Sacra e com Ele viveremos uma união mais concreta. Não haverá mais espaços para a murmuração, para a incompreensão, para a perturbação. Ao invés disso, surgirá o louvor: “Senhor, te louvo pela perseguição que sofro. Não quero reclamar nem falar mal. Dai-me a graça de confiar em Ti e aumenta em meu coração a esperança de que, no final, a verdade me defenderá. Jesus, confio em Vós e a Vós me uno”.

Joanderson Medeiros
Seminarista da Com. Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário