AÇÃO DE DEUS

Jesus, o rosto da Misericórdia do Pai

No Antigo Testamento, quando pensamos em misericórdia, precisamos ter em mente uma ação de Deus. No texto sagrado original, misericórdia diz de um Deus que se compadece do sofrimento do Seu povo e desce para libertá-lo. Expressão concreta dessa ação de Deus é o que aconteceu com a libertação de Seu povo no Egito.

A Palavra de Deus diz: “O Senhor disse: ‘Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os heteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus” (Ex 3,7-8). Deus misericordioso implica em uma ação direta do Pai em favor daqueles que Ele ama.

Ao longo da história do povo de Deus, o Senhor serviu-se de vários modos e jeitos para expressar ao homem Seu amor misericordioso. Essa expressão tem o seu ápice em Jesus Cristo Ressuscitado. Na Festa da Misericórdia deste ano, o Papa Francisco assim se expressou: “Noventa anos atrás, o Senhor Jesus se manifestou à Santa Faustina Kowalska, confiando-lhe uma mensagem especial da Divina Misericórdia.

Por meio de São João Paulo II, aquela mensagem chegou ao mundo inteiro e não é outra coisa senão o Evangelho de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, que nos dá a misericórdia do Pai. Abramos os nossos corações a Ele, dizendo com fé: ‘Jesus, confio em Ti’.”

Toda a vida de Jesus foi uma demonstração visível desse amor misericordioso de Deus por toda a humanidade. Jesus é o rosto da Misericórdia de Deus. Nele, experimentamos aquilo que diz o apóstolo João: “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

:: Foto ilustrativa: D-Keine by GettyImages

Deus, em Seu amor misericordioso, revela a mais bela de todas as verdades: a misericórdia não abandona quem fica para trás! Deus ama a todos e ama cada homem de forma pessoal, única e sem impor condições. O segredo está em nos abrirmos a esse amor misericordioso. É dom e tarefa: Deus derrama o Seu amor e, à medida que o homem responde deixando-se amar, essa misericórdia transforma-o e leva-o a ajudar os irmãos a também se abrirem a esse amor. Bem afirmou o Papa João Paulo II: “a misericórdia requer reciprocidade”.

 O amor desarmado e convincente de Jesus ressuscita o coração de cada um daqueles que se abrem ao Seu infinito amor misericordioso. Também nós, como Faustina, João Paulo II, Francisco e tantos outros, somos convidados a acolher a misericórdia, que é a salvação do mundo. Devemos usar de misericórdia para com todos que sofrem, os fracos, os pobres, pois só assim construiremos um mundo novo.

 

Vera Lúcia Reis
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário