MÃE

A maternidade misericordiosa é forjada na Cruz

Nós mães, muitas vezes, somos exigentes. Queremos dar conta de tudo, ter a casa brilhando e os filhos impecáveis, e por isso exigimos de nós mesmas a perfeição. Nem sempre vamos dar conta de tudo. Na luta é que encontramos a santidade.

Como diz São Bernardo: “O constante esforço pela perfeição é que é a perfeição”.

A Palavra de Deus afirma: “Esforçai-vos!”.

“Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que Ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz.” (II Pd 3, 14)

Se a sua vida o leva à santidade, se você santifica e é santificada pelo convívio com o marido e os filhos, nas lutas e adversidades do dia a dia, você está no caminho certo.

É pelo caminho da Cruz que chegamos ao Céu, pela via crucis alcançamos a Misericórdia e nos tornamos Misericórdia na vida de quem amamos; tornamo-nos esposas e mães misericordiosas.

“Se te armar do escudo da fé e do sinal da Cruz de Jesus Cristo, nem mesmo o demônio temerá.” (Imitação de Cristo, Livro II, cap. XII)

Assumir a cruz, sinal máximo do amor de Deus por nós, exorciza todo o mal e o lança fora do nosso lar, fora do seio da nossa família; e a nossa maternidade se torna mais leve, pois com Cristo a nossa luta, as nossas dores, o nosso sofrimento, o nosso fardo não é pesado, pois Ele nos ajuda a carregar.

“Há uma perfeição acessível aos mais imperfeitos: é a perfeição do coração, ou seja, a sincera vontade de fazer o que o Senhor espera de nós.” (São Francisco de Sales)

Se nós mães buscarmos viver no centro da vontade de Deus, acertaremos na marca de uma mulher de Deus com o coração cheio de Misericórdia.

Certa vez, tive uma conversa com uma das minhas filhas, que me marcou profundamente. Com uns 4 ou 5 anos, na época, a conversa deu-se da seguinte forma:

– Mãe, por que você “me acordou” tão cedo?
-Porque hoje é Domingo, dia do Senhor, e nós vamos à Santa Missa.
-Ah, bom!
-Jesus está te esperando lá no Santuário.
– Eu sei, mãe! Mas Ele não está “me esperando” na porta do Santuário.
-Não, filha? Disse-lhe eu, admirada.
E ela respondeu:
-Não! Ele está “me esperando” lá na Cruz.

Claro que quando cheguei ao Santuário do Pai das Misericórdias, só sabia olhar para a cruz, no Altar, e contemplar o sacrifício de Jesus. Tive que “dormir com esse barulho”, como se diz.

É isso! Jesus nos espera na Cruz, e nos ensina a ser Misericórdia. Corramos para a Cruz de Nosso Senhor e seremos mães misericordiosas e felizes, mesmo em meio às contrariedades e provações.

Gilmara Lira
Missionária da Comunidade Canção Nova