O Messias está chegando e, com Ele, uma era repleta de alegria também se aproxima. Nesse novo tempo, não haverá dor, doenças nem sofrimento. Porém, para que estejamos preparados para vivermos esse momento de felicidade, é nos pedido algo: a fé, pois, sem essa virtude, o Reino de Deus está muito distante de nós.
Não obstante, em muitos momentos a fé parece estremecer. Até mesmo os apóstolos, aqueles que estiveram pessoalmente com o Senhor, tiveram sua fé vacilante. Porém, eles não se acostumaram com esta situação e, ao perceberem sua fé hesitante, se dirigiram a Jesus e clamaram de todo o coração: “aumenta em nós a fé” (cf. Lc 17, 5). O Senhor, é claro, não deixou aqueles homens sem uma resposta, ei-la: “com a fé que tendes, como um grão de mostarda, se dissésseis a esta amoreira: ‘arranca-te e replanta-te no mar’, e ela vos obedeceria’” (cf. Lc 17, 6).
Leia mais:
:: Você sabe o que são os Evangelhos sinóticos?
:: Você conhece a oração do Magnificat?
:: As crianças não para quietas na missa. O que faço?
A fé, portanto, é o maior tesouro que poderíamos ter e, por isso, devemos pedir essa virtude ao Senhor. Ele nos quer transformar em verdadeiros homens e mulheres de fé, porém, devemos nos dispor a isso. Não caia no risco de se transformar num “falso humilde” não se achando merecedor desse dom. Se isso acontecer você certamente se afastará ainda mais da grande fonte da fé que é o próprio Senhor. Quanto mais nos aproximamos Dele, mais fortalecida estará a nossa fé.
Uma vez que você reconhece que recebeu do Senhor esse dom, faça o que estiver ao seu alcance para defendê-la, conservá-la e aumentá-la. Lembre-se de que ela é o seu mais precioso dom. E, para que isso aconteça, esteja atento a tudo quanto possa esvaziá-la, e nesse sentido, são muitas as possibilidades. Pode-se citar, por exemplo, as leituras duvidosas, os espetáculos em geral que tiram a nossa atenção, as ansiedades provocadas pela sociedade de consumo (promoções, liquidações, ofertas especiais), programas de televisão, séries, redes sociais… Tudo isso pode enfraquecer a fé. Fique muito atendo porque o grande tesouro da sua vida pode estar sendo roubado diante dos seus olhos e você está sequer percebendo.
O livro de Hebreus afirma que “sem fé é impossível agradar a Deus” (cf. Hb 11, 6). Se, portanto, queremos agradar a Deus, precisamos buscá-la com todo esmero. A fé é uma graça, mas também é um ato autenticamente humano. É Deus quem concede a graça, porém, ela precisa ser buscada.
Para concluir, gostaria de animar você a pedir ao Senhor, neste dia, o dom da fé. E, para isso, você pode repetir mentalmente, ao longo do dia, aquele trecho do Evangelho que diz: “Senhor, eu creio, mas ajuda a minha pouca fé” (cf. Mc 9, 24).
Deus abençoe você e até a próxima!
Seminarista Gleidson de Souza Carvalho
Missionário da Comunidade Canção Nova