MISERICÓRDIA

O Pai corrige sempre com amor

Uma das coisas que sempre causa um certo nível de aborrecimento na maioria dos seres humanos é o ato de ser corrigido. A grande verdade é que poucos aceitam a correção de bom grado, pelo menos num primeiro momento. Porém, nenhum ser humano na face da Terra conseguiria se desenvolver plenamente sem a correção. Portanto, buscada ou não, a correção é essencial para a vida de cada um de nós.

Na Palavra de Deus, encontramos diversos episódios em que a correção se mostrou muito necessária e surtiu efeitos muito benéficos não apenas para a pessoa corrigida, e sim para toda a comunidade. É o caso do episódio narrado no quarto capítulo da 1ª carta de São Paulo aos Coríntios. Paulo, ao tomar ciência de que alguns membros da comunidade estavam se desviando para a imoralidade, para a divisão e para a autossuficiência, ele toma uma firme atitude.

Diante dessa realidade inquietante e prejudicial para toda a comunidade de Corinto, o apóstolo Paulo corrige todos aqueles que estavam se desviando e, num determinado momento, ele se utiliza de palavras até mesmo duras: “Que preferis? Que eu vos visite com vara ou com amor e em espírito de mansidão?” (1Cor 4,21).

Foto ilustrativa: cancaonova.com

Outro episódio bíblico que não pode ser esquecido é aquele em que Jesus faz o primeiro anúncio de Sua paixão. Jesus, diante de seus discípulos, apresentou a eles uma realidade dramática. Dentro de pouco tempo, Ele teria que passar pelo sofrimento e pela morte. Pedro, ao ouvir de Jesus aquelas duras palavras, esboçou uma reação de contrariedade, diante do que lhe era exposto. Imediatamente, Jesus vira-se para Pedro e o interpela: “Afasta-te de mim, Satanás! Tu […] não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!” (Mt 16,23).

Certamente, Pedro não agiu daquela maneira com maldade, porém, ele não tinha consciência do que representava o sofrimento e a morte de Jesus: a salvação da humanidade. Para que Pedro e, quem sabe, os demais discípulos não pusessem empecilho no caminho que Jesus devia trilhar, aconteceu tal reprimenda bastante enfática. Num primeiro momento, alguém poderia julgá-la demasiada, porém ele aconteceu no tom necessário.

Tanto o primeiro caso de correção acima apresentado, quanto o segundo, podemos observar a figura daquele que exorta. Paulo e Jesus segura mente não queriam o mal dos exortados, ao contrário, eles queriam todo o bem deles; a rigor, desejavam-lhes o maior dos bens: a salvação. Por meio da correção, em ambos os casos, a rota foi reajustada e as arestas foram cirurgicamente polidas.

Se, por um lado, existe a figura daquele que corrige, por outro, existe a do corrigido. A boa intenção somente da parte daquele que corrige não é o suficiente. A atitude do primeiro deve encontrar ressonância na do segundo, caso contrário, todo esse movimento, que deveria levar à liberdade, torna-se estéril e pesaroso. A esse respeito, o livro de provérbios (15,5) faz um esclarecimento com bastante assertividade: “o insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência”.

O autor desse provérbio aponta para a imagem do pai. Que pai, a propósito, poderia corrigir com maior amor senão o Pai do céu? Quando Deus corrige, sempre o faz por amor. Se olharmos com verdade para nós mesmos e para as situações erradas que vivemos, percebemos a voz de Deus que fala no nosso interior. Por vezes, a correção chega até nós por intermédio de alguém, seja um familiar, um amigo, alguém que sabemos que nos quer bem.

Nesses momentos em que a correção de Deus é apresentada a nós diante dos olhos, podemos tomar três atitudes: rejeitá-la, fingir que não viu ou acolhê-la com aquela salutar e perturbante alegria. As duas primeiras opções são mais fáceis, mas não geram frutos, é perda para nós. A última não é a mais fácil, mas é a que nos posiciona no caminho da redenção.

Em suma, nós precisamos estar sempre abertos à correção de Deus. E ela acontece sempre, todos os dias. Basta estarmos atentos. Jamais esqueçamos que a correção de Deus é sempre uma expressão da Misericórdia de Deus para conosco!

Deus abençoe você e até a próxima!

Gleidson Carvalho
@cngleidson
Seminarista Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário