Série

O valor do Sacramento do Matrimônio

Sacramentos de serviço

Amigos leitores, com este artigo sobre o Sacramento do Matrimônio, já contabilizamos seis sacramentos. Dessa forma, já nos aproximamos do fim desta série sobre sacramentos, faltando-nos apenas mais um que já adianto para você que será o próximo artigo. Neste artigo, vamos entender um pouco mais o que a Igreja entende sobre o Sacramento do Matrimônio.

“A Bíblia ainda deixa claro que o homem e a mulher foram feitos um para o outro” | Foto: @tatacardosooficial

Como foi visto anteriormente, os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia são sacramentos da iniciação cristã. Já os sacramentos da Ordem, que vimos no artigo anterior, e do Matrimônio são sacramentos ordenados à salvação de outrem. Melhor dizendo, esses sacramentos contribuem para a salvação pessoal, mas isso acontece devido ao serviço ao outro. A missão do Sacramento do Matrimônio é a edificação do povo de Deus (cf. CIC 1534).

A vontade de Deus e o Matrimônio

O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que a Sagrada Escritura começa com a narrativa da criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26-27). E a mesma Sagrada Escritura termina fazendo referência às núpcias do Cordeiro (cf. Ap 19). Assim, a Igreja quer demonstrar ao seu povo que o Matrimônio faz parte da história da salvação do povo de Deus (cf. CIC 1602). Deus quis que o homem deixasse a casa de seu pai e a sua mãe, e se unisse a sua mulher, formando assim uma só carne (cf. Mc 10,7).

O evangelista João, na sua primeira carta, vai dizer que Deus é amor (cf. 1 Jo 4,8), e esse mesmo Deus criou o homem por amor e o chama para o amor. Todo homem é chamado ao amor, faz parte da vocação humana, isso porque somos a imagem e semelhança de Deus. E esse amor é expresso de várias formas, e uma delas é pelo Sacramento do Matrimônio. A Bíblia ainda deixa claro que o homem e a mulher foram feitos um para o outro: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2,18).

:: Sacramento do Batismo
:: Sacramento da Eucaristia
:: Sacramento da Unção dos Enfermos
:: Sacramento da Crisma
:: Sacramento da Ordem

A celebração do matrimônio e seus efeitos

No rito latino, o sacramento é celebrado pelos esposos, eles são os ministros do sacramento, da graça de Cristo. Assim, os dois expressam, diante da Igreja, que se colocam como testemunhas do consentimento de ambos. O sacerdote (ou diácono), como ministro ordenado da Igreja, assiste ao consentimento dos dois nubentes (cf. CIC 1623).

O consentimento é o ato de vontade de cada um dos nubentes de forma livre, sem medo nem violência, que aceitam um ao outro como esposo e se submetem aos direitos e deveres próprios do Sacramento do Matrimônio.

“É importante lembrarmos que são de matrimônios santos que saem as famílias santas.” | Foto: @tatacardosooficial

Esse sacramento é acompanhado de um vínculo indissolúvel, em que o próprio Deus estabeleceu e a Igreja presente foi testemunha do consentimento dos dois que contraíram o matrimônio, e este jamais pode ser dissolvido. O Sacramento do Matrimônio também é acompanhado de uma graça especial de Deus. Graça essa que serve para a perfeição do amor dos cônjuges, para fortificar sua unidade indissolúvel. O próprio Jesus Cristo é a fonte dessa graça.

É importante lembrarmos que são de matrimônios santos que saem as famílias santas. Quando os pais vivem, verdadeiramente, o que assumiram no seu Batismo e no Matrimônio, suas casas são verdadeiras Igrejas domésticas e os filhos crescem em ambiente propício para desenvolverem a fé em Deus, crescendo assim em santidade. Podendo assim, gerar novas vocações para a Igreja nos vários estados de vida, como no sacerdócio, na vida religiosa e no matrimônio.

Fábio Nunes
Seminarista da Comunidade Canção Nova

Fontes:
BÍBLIA. Português. Tradução da Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002. 2206p.
CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.