ENSINA-NOS A ORAR

Oração é diálogo

 Todos os cristãos são chamados à oração

Todos os cristãos são chamados à oração. Não é somente o padre, a freira, o religioso ou a missionária que deve exercer esse ofício, mas todo fiel tem a obrigação de orar. A oração é um diálogo com Deus, isto é, entre criatura e Criador. Sobre esta realidade, Santa Tereza d’Ávila dizia: “É apenas uma conversa de amizade na qual a alma fala de coração a coração”. Sabemos o quanto é bom ter amigos e a eles contar o que passa em nosso interior. Assim também é com Deus. Ele é nosso amigo. Ouve tudo. Devemos nos dirigir a Ele com amor filial, sabendo que “ainda que a mãe esqueça o seu filho, o Senhor Deus jamais esquecerá de nós.” (Cf. Is 49,15).

Nas Sagradas Escrituras, um dos discípulos de Jesus diz: “Ensina-nos a orar” (Lc 11,1). Ele teve a coragem de fazer este pedido, porque tinha sede de Deus; e mais, ele via que o Mestre da oração, Jesus Cristo, estava constantemente em oração, e aquilo era maravilhoso, posso até dizer contagioso!

 

Foto: Cathopic by @fabiolosada

Pedi e recebereis

Na minha caminhada com Deus, percebo que muitas pessoas que dizem ser cristãs não rezam. No entanto, costumam dizer: “Fulano você vai para a Igreja hoje? Reza por mim”. Assim vai passando o tempo, e a criatura não dirige uma palavra a Deus, ainda mais, terceiriza a sua intimidade com Ele. Isso é um grande perigo! Devemos sim rezar uns pelos outros, mas é necessário cada um ter a atitude primária de cristão, que é orar. Se na vida de um cristão não há oração, a vida interior desta pessoa é falida. Não há diálogo com Deus, e isso leva uma falta de sentido de fé.

Em Mateus 7,7-8 diz: “Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto, pois todo o que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá.” Meus irmãos, isso é uma promessa. E que bela promessa de Deus para cada um de nós. Não há segredo. O Senhor está sendo muito claro conosco. Ele quer nos conceder graças, milagres e muitos benefícios, mas é necessário que façamos a nossa parte. A Palavra continua nos versículos seguintes: “Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? Ou lhe dará uma cobra, se este lhe pedir um peixe? Ora, se vós que sois maus sabeis dar aos vossos filhos coisas boas, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas ao que o pedem.” (Mt 7, 9-11). Portanto, seja você um homem ou uma mulher de fé, de oração, que se dirige ao Pai com confiança, como uma criancinha que se joga nos braços de seu pai. Deus é bom.

Segredo para uma vida de oração frutuosa

Não há fórmula mágica para rezar. Diante de uma diversidade de orações profundas e lindas que temos na Igreja, Deus ama os corações humildes e sinceros. Exemplo temos na Bíblia quando Ana, esposa de Elcana, derramou o seu coração diante de Deus no templo e falou de toda a sua angústia. Aquela oração suplicante chegou a Deus e Ana teve a graça de conceber milagrosamente o filho: Samuel.

Há uma canção catequética do padre Zezinho que diz: “Orar costuma fazer bem. O coração de quem se entrega à oração tem mil histórias para contar”. Por isso a oração que não é feita passa a ser a que não é ouvida por Deus.

Poderia dar uma série de receitas de como fazer a vida de oração gerar frutos, mas trago apenas um aspecto: a constância. Devemos, todos os dias, nos colocar de prontidão e, com vontade ou não, falar com Deus. Ainda falando de Santa Tereza, conta-se que ela, um dia, entrou na capela para fazer adoração, e ela disse para Jesus que estava sem vontade de adorá-Lo, mas que ia permanecer na capela por causa da presença d’Ele. Passado um tempo, Tereza perguntou a Jesus qual havia sido o momento em que melhor ela O tinha adorado. Para a surpresa dela, Jesus disse: “Quando você não sentiu vontade, Tereza, no entanto, ficastes comigo”. Veja, é a constância na vida de oração que gera a vida interior, e daí podemos colher outros frutos. Peça ao Senhor a graça de ser constante na vida de oração. Essa virtude vai lhe dar uma vida de fecundidade no seu relacionamento com Deus.

           

Deixe seu comentários

Comentário