INUSITADO?

Oração para pedir o bom humor e a graça de entender piadas

Inspiração é de São Tomás More, mártir inglês do século XVI celebrado em 22 de junho

A princípio, pode parecer estranho fazer uma oração pedindo a graça do bom humor e de entender piadas, mas a vida de São Tomás More nos ensina que é possível conversar com Deus sobre todos os assuntos cotidianos, de forma simples, usando suas próprias palavras, inclusive nos momentos mais difíceis da vida. Talvez você possa pensar que rezar é algo complicado e que deve recitar uma série de fórmulas prontas.

:: A grande graça de ser escolhido. Você é!

Nascido em Londres, em 1477, Tomás se tornou advogado pela Universidade de Oxford, e teve uma carreira bem-sucedida chegando ao parlamento inglês. Casou-se com Jane Colt, teve um filho e três filhas. Após a morte de sua esposa, casou-se com Alice Middleton. De carreira brilhante, reputação de juiz honesto e corajoso, e famoso por defender interesses dos mais humildes, More foi condenado por não aderir ao cisma religioso, chegando à prisão e ao martírio.

Foto ilustrativa: Todor Tsvetkov by Getty Images

Mesmo preso, o Chanceler da Inglaterra soube manter a alegria e se apoiava na oração. Em uma das cartas que escreveu a sua filha, o santo a consola enquanto estava na prisão. “Está, pois, tranquila, minha filha, e não te preocupes comigo, seja o que for que me aconteça neste mundo. Não pode acontecer nada que Deus não tenha querido. Ora, tudo o que ele quer, por pior que possa parecer-nos, é o que há de melhor para nós”.

O motivo de sua condenação foi recusar o divórcio do rei Henrique VIII e sua declaração como chefe da Igreja, sendo executado em 7 de julho de 1535 em Londres. Recentemente, o Papa Francisco partilhou os benefícios da oração diária de São Tomás More. “O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa educada, serena, entusiasta e alegre, que transmite alegria onde quer que esteja. Um coração cheio de Deus é um coração feliz que irradia e contagia de alegria os que o rodeiam: vê-se a olho nu. Portanto, não percamos aquele espírito alegre, cheio de humor, e até autoirônico, que nos torna pessoas afáveis, mesmo em situações difíceis. Quanto bem faz uma boa dose de humor! Far-nos-á bem recitar com frequência a oração de São Tomás Moro: repito-a todos os dias, funciona para mim”.

Oração do bom humor

Senhor, dai-me uma boa digestão,
mas também algo para digerir.
Concede-me a saúde do corpo,

com o bom humor necessário para mantê-la.
Dai-me, Senhor, uma alma simples,
que saiba aproveitar tudo o que é bom e puro

para que não se assuste diante do pecado,
mas encontre o modo de colocar de novo as coisas em ordem.
Concede-me uma alma que não conheça o tédio,
as murmurações, suspiros e lamentos,
e não permitais que eu sofra excessivamente

por esse ser tão dominante que chama “Eu”.
Dai-me, Senhor, senso de humor!

Concede-me a graça de compreender as piadas, 
para que conheça na vida um pouco de alegria
e possa comunicá-la aos demais.

Amém.

Deixe seu comentários

Comentário