APRENDA

Passo a passo para rezar a Liturgia das Horas

Todos os dias, ao redor de todo o mundo, homens e mulheres religiosos se põe a rezar a liturgia das horas. A liturgia das horas é a récita repetida de Salmos e cânticos em determinadas horas do dia com o objetivo de santificar o dia e a vida de quem reza.

:: Liturgia das Horas: por que rezar?

No parágrafo 1174, o Catecismo da Igreja Católica nos diz o seguinte sobre a Liturgia das Horas: “O mistério de Cristo, a sua Encarnação e a sua Páscoa, que celebramos na Eucaristia, especialmente na assembleia dominical, penetra e transfigura o tempo de cada dia pela celebração da Liturgia das Horas, «o Ofício divino». Esta celebração, na fidelidade às recomendações apostólicas de «orar sem cessar» «constituiu-se de modo a consagrar, pelo louvor a Deus, todo o curso diurno e noturno do tempo». É «a oração pública da Igreja», na qual os fiéis (clérigos, religiosos e leigos) exercem o sacerdócio real dos batizados. Celebrada «segundo a forma aprovada» pela Igreja, a Liturgia das Horas «é verdadeiramente a voz da própria Esposa que fala com o Esposo; mais ainda, é a oração que Cristo, unido ao seu corpo, eleva ao Pai».”

São sete as horas canônicas que compõem a liturgia das horas.

O Ofício das Leituras é originalmente uma oração noturna, para ser rezada durante a madrugada, mas, que com a reforma litúrgica, agora pode ser rezado a qualquer hora do dia e da noite, à escolha de quem reza.

Laudes

Logo ao amanhecer do dia, reza-se as Laudes, os louvores da manhã. A oração das laudes tem como finalidade consagrar a Deus o início do nosso dia, é uma forma de dar a Deus as primícias do Nosso dia.

A hora média, é oração que acontece ao longo do dia. Divide-se em três horas: A hora terça às 9h da manhã, sexta às 12h e nona às 15h. Assim são chamadas tal como os judeus contavam as horas a partir do nascer do sol. Esses três horários também são intencionais pois remetem às horas de determinados acontecimentos da vida de Jesus, como a descida do Espírito Santo na manhã de Pentecostes, às 9 horas, A crucificação do Senhor, às 12 horas, e morte do Senhor na cruz, às 15 horas.

Vésperas

Ao pôr do sol, reza-se a oração das Vésperas. Ela recorda da fragilidade da vida humana e da esperança da restauração em Deus. Nos lembra que o Sol se põe, mas retornará no próximo dia, tal e qual o Senhor que desceu ao túmulo mas ressuscitou no terceiro dia.

A última hora sobre a qual falarei mais adiante é a oração das Completas, que se reza antes de dormir.

O Código de Direito Canónico, estabelece no cân. 276, § 2, n. 3, que “os sacerdotes e os diáconos que aspiram ao presbiterado estão obrigados a cumprir cada dia com a Liturgia das Horas, usando os seus próprios livros litúrgicos, devidamente aprovados; os diáconos permanentes têm essa obrigação nos termos estabelecidos pela Conferência Episcopal”.

“Todos os dias, ao redor de todo o mundo, homens e mulheres religiosos se põe a rezar a liturgia das horas.” | Foto ilustratva: cancaonova.com

Em geral, sacerdotes e religiosos assumem o compromisso de rezar diariamente a liturgia das horas sob pena de cometer pecado, mas não rezam apenas para cumprir o preceito e assim evitar a pena, o fazem porque a liturgia das horas organiza e dá ritmo ao dia de qualquer um que se proponha a rezá-la, por obrigação ou de forma espontânea.
Os salmos e cânticos de cada hora da liturgia são carregados de sentimentos que variam de acordo com a hora, o dia e o tempo litúrgico, sentimentos que parecem saltar dos salmos e se transferirem para o coração de quem reza.
Os salmos e antífonas rezados durante o tempo da quaresma automaticamente aproximarão o coração da pessoa da realidade penitencial, própria da quaresma. No tempo do advento, a Encarnação de Deus e a Segunda Vinda de Jesus são o tema central tratado nos salmos, em dias de celebrações Marianas, a Santa Mãe de Deus é exaltada.
A liturgia das horas tem o incrível poder de organizar a vida espiritual de quem a reza e sincronizar o ritmo da vida da pessoa com a vida da Igreja.

Completas

Todos os dias, antes de dormir, na oração das Completas, os Salmos e cânticos nos fazem refletir não apenas no final do dia, mas na possibilidade iminente do final da vida. Aquele que se põe a rezar as completas se prepara não apenas para dormir, mas também para bem morrer, e por isso, logo no início desta oração, a pessoa que reza faz um breve momento de silêncio durante o qual é convidada a fazer um exame de consciência. Mas em que consiste esse exame de consciência?

O exame de consciência das Completas é o momento no qual a pessoa se recorda, pensando no seu dia e naquilo que viveu, se amou a Deus em todas as suas ações, se pecou, se perdeu tempo. É um momento diário para refletir sobre a forma como aquele dia foi vivido.

Tal e qual a liturgia das horas, nossa vida é dividida em dias, meses, anos. O tempo passa, mais rápido do que gostaríamos, e corremos o risco de viver ano após ano sem mudar, sem crescermos na vida de santidade e na intimidade com Deus.

É importante que, assim como aquele que reza a liturgia das horas e faz o seu exame de consciência todas as noites antes de se deitar, também cada um de nós faça o seu exame de consciência antes de mudar de ano. É essencial que pensemos na forma como vivemos o último ano, as escolhas que fizemos, a forma como enfrentamos as dificuldades. Será que vivemos de forma santa? Será que buscamos a Deus acima de tudo?

Tal e qual aquele que reza diariamente as completas e se prepara não somente para dormir, mas para morrer, precisamos, ao final de cada ano, parar por um momento, ficarmos sozinhos e fazermos um belo momento de consciência, nos preparar não apenas para mudar de ano, mas também para morrer. Será que o próximo ano não será o último que viveremos neste mundo? Se sim, gostaríamos de viver da mesma forma como vivemos o último?

Kaique Duarte
Seminarista da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário