REFLITA

Que ano foi este?

Não podemos negar que o ano de 2020 não foi fácil!

E realmente nunca será possível lembrar desse ano sem fazer menção à pandemia que tivemos de enfrentar. Desprevenidos, fomos forçados a mudar nossa forma de viver por causa de um vírus que colocou diante de nós a iminência de contágio. Uma ameaça que, até então, nenhum de nós havia experimentado, nos colocando numa situação de impotência e nos fazendo deparar com a nossa finitude.

Um passeio na rua, uma ida ao mercado, tudo parecia uma aventura arriscada e, em muitos lugares, com a proibição de aglomerações, tivemos que ficar distantes até mesmo de Nosso Senhor, pois nossas Igrejas fecharam as portas. Para muitos foi um ano marcado pelo medo, pela solidão somados a tudo aquilo que isso provoca em nosso interior; crises de ansiedade, depressão e muitos outras dificuldades vieram à tona.

É claro que não esperávamos e não desejamos viver outro ano da mesma forma. As dificuldades que enfrentamos foram reais, as pessoas que perdemos fazem falta, mas precisamos, ainda que não entendamos, confiar na Providência Divina, que tudo governa com amor e dispõe todas as coisas que nos acontecem para o nosso bem, conforme diz a palavra: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem da00queles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios” (Romanos 8, 28).

Além disso, como pessoas maduras na fé, precisamos superar falsas e infantis expectativas de um paraíso terrestre. O sofrimento vai sempre nos visitar e nunca haverá um ano perfeito como esperam aqueles que, fiéis à superstição e contra a Doutrina da Igreja, fazem questão de pular as ondas no momento da virada, ou aqueles outros que, também contra a doutrina, se vestem com cores diferentes na esperança infantil de que determinada cor possa definir os acontecimentos do próximo ano.

A vida é luta, especialmente para quem busca a Cristo. Quem fica esperando tempos fáceis para viver e se alegrar acaba deixando de tentar, acaba deixando de fazer, acaba morrendo sem viver.

:: A segurança não faz parte do seguimento de Cristo
:: Nosso coração não descansa a não ser em Deus
:: A quem muito se ama, muito se perdoa

Nunca vai ser fácil. Cada tempo de nossa vida vai sempre apresentar novas dificuldades; e o nosso segredo está na confiança que temos na bondade de Deus, pois nos faz capazes de suportar cada uma das etapas que vamos vivendo. A existência é dura! Não existe plenitude aqui na Terra. Não existe estabilidade completa aqui nesse mundo; e cada novo ano trará sempre novos desafios.

A atitude de cristãos verdadeiros deve ser aquela que reconhece que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus, escolhe não reclamar, escolhe não fazer o papel de vítima dos acontecimentos, mas escolhe lutar com o auxílio de Deus.

O Segredo para um feliz Ano Novo está em ser feliz sem depender das circunstâncias, buscando a Deus, o único capaz de nos dar aquilo que buscamos em pessoas, lugares ou coisas.

Só terá um feliz Ano Novo quem entender que a felicidade está mais na caminhada do que na chegada. Só vai viver um feliz ano novo quem entender que, numa viagem, não é apenas o destino que importa, mas também a paisagem do caminho!

Kaique Duarte
Seminarista da Comunidade Canção Nova