MÃES MISERICORDIOSAS

Lares luminosos

“Que a tua vida não seja uma vida estéril – sê útil – Deixa rastro – ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor.
Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rastro vicioso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio.
– E incendeia todos os caminhos da terra com o fogo de Cristo que levas no coração.”
(São Josemaria Escrivá)

 

O amor a Deus pode penetrar todas as realidades do cotidiano da vida de uma esposa e mãe dedicada. Dessa forma, a mulher torna-se o “sol do lar”, um sol que aquece, ilumina, traz beleza e sorriso ao coração do esposo e dos filhos, porque reflete o amor de Deus que está sobre ela. Ou seja, o nosso amor a Deus é a resposta ao amor d’Ele por nós, que se reflete no amor aos nossos cônjuges e aos nossos filhos em forma de cuidado, zelo e carinho. É o amor de Deus que brilha nas atitudes de uma esposa e mãe misericordiosa.

Não somos perfeitas, mas o amor em nós precisa transbordar a ponto de deixar rastro, e um rastro que apague as centelhas de ódio, desamor e falta de perdão espalhados pelo mundo e no interior dos nossos lares. Um rastro que acende a chama do fogo de Cristo no coração dos nossos filhos e, consequentemente, da humanidade, por causa de um amor ardente que brilha em nós.

Por isso o segredo é cultivarmos esse amor ardente a Jesus dentro de nós, pois assim incendiaremos a nossa casa, teremos lares luminosos, esposos e filhos alegres.

Por isso eu e você precisamos cultivar a vida interior que nos leva à intimidade com Deus, que nos dá esse coração ardente de amor e sedento por amar aqueles que Deus nos confiou.

Somos chamadas a uma vida apostólica na nossa realidade de mãe e esposa. Somos chamadas a anunciar o amor de Deus para os nossos, sendo amor, sendo esposas e mães misericordiosas. Nossa utilidade está nisso, nossa vida e missão moram nessa verdade.

Como dizia Santa Teresinha: “Nada é pequeno onde o amor é grande”.

Faça todas as coisas, mesmo as menores, com um grande amor! Viva a sua vida de mãe, esposa, dona de casa e profissional com muito amor, e os frutos virão.

Foto: cancanova.com

Certa vez, uma das minhas filhas disse assim: “Mãe, Jesus foi crucificado, morreu e ressuscitou. De noite Ele dorme, e de dia Ele brilha em nosso coração”. Então, ela olhou para a janela, viu que era dia e o sol brilhava lá fora. Ela virou para mim e perguntou: “Mãe, Jesus está brilhando em seu coração?”.

Aquela pergunta pegou-me de cheio, e eu passei dias meditando sobre ela, rezando e fazendo uma revisão de vida. E, diante de mim mesma e de Deus, eu meditava e dizia: “Senhor, a tua luz precisa brilhar em meu coração, e eu preciso refletir a Sua luz para os meus amados”.

Isso fez-me recordar uma canção do Monsenhor Jonas Abib que se chama “Sem coração”, e a letra diz assim: 

“Ó, meu Jesus, que posso mais buscar
 Depois de abandonar meu ser em tuas mãos
A tua luz eu quero irradiar
De dentro do meu lar ao lar dos meus irmãos.”

Você e eu precisamos deixar, permitir que essa luz, esse fogo do amor de Cristo incendeie o nosso coração e o coração da nossa família, os lugares por onde passamos. Eis uma verdadeira vida apostólica, uma verdadeira vida de esposa e mãe misericordiosa.

Que a Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia, interceda por nós assim como ela carregou o Cristo em seu ventre; que nós possamos levá-Lo em nosso coração, e que de nós possa brilhar a Sua luz de dentro do nosso lar para todos que estão ao nosso redor.

.:Leia mais
A maternidade misericordiosa é forjada na Cruz
Uma vida de oração precisa nos transformar
Canção Nova celebra Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib
Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia


Gilmara Lira
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário