VESTES ADEQUADAS

Que roupa ir à Santa Missa?

Quero, com estas breves palavras, ajudá-lo a pensar como estão as suas vestes para a participação da Santa Missa.

Bom, antes de falar da roupa a ser usada numa Missa, eu o convido a pensar nos eventos ou outros locais que você frequenta. Digamos que irá para uma entrevista de emprego. Como você se apresentaria? Normalmente, as pessoas trajam roupas limpas, bem passadas, a aparência e os cabelos ajeitados, unhas feitas, perfume, enfim, a pessoa costuma apresentar-se bem para um emprego. Responda, com sinceridade: você iria de qualquer jeito?

“Com que trajes deveríamos estar?” | Foto: Arquivo CN

Quando uma pessoa vai para uma apresentação artística, também costuma ir bem arrumada: traje fino, perfume; se uma pessoa vai para um estádio assistir ao seu time, costuma colocar adereços que dizem que ela torce para aquele time, e lá a pessoa vibra, torce, alegra-se, e até chora pelo seu clube do coração.

Roupa adequada à ocasião

As pessoas quando vão à praia, normalmente não estão de terno e gravata, não estão de vestidos longos, casacos de frio; ao contrário, usam trajes leves e adequados à praia. Se é verão e alguém resolver passear na praia com terno e gravata ou passear com trajes de frio, qual será a reação das outras pessoas que lá estão?  Muitos comentários viriam discordando daqueles trajes, por não estarem adequados, alguns como: “Que pessoa estranha!”; “Está maluca!?”; “Que absurdo! Com essa roupa na praia!”.

Leia também:
:: Se amarmos mais a Deus?
:: Acolher ao Pai em Jesus
:: Somos prontos para a caridade?

Para nós, católicos, a Eucaristia dominical ou de um dia de guarda é o que temos de mais importante; e todo católico deve guardar esse dia santo e participar da Santa Missa. Se a Santa Missa é o que temos de mais importante, como participamos dela? Com que trajes deveríamos estar? Preparação interior e exterior são necessárias para valorizar o Sagrado.

O ambiente precisa estar preparado

As nossas liturgias esforçam-se, ou deveriam, para evidenciar o que temos de melhor, o Senhor, o Salvador, Jesus Cristo. Assim, o ambiente deve estar limpo, as vestes litúrgicas no capricho, bons leitores, boa música; se o ambiente está preparado, se a equipe litúrgica preparou-se, se o sacerdote está com as vestes adequadas e que expressam o zelo pelo Sagrado, também o povo fiel deveria preparar-se bem para esse momento santo.

Ir à Missa não é a mesma coisa que ir à praia ou a um jogo de futebol. Por isso, eu o convido a valorizar o Sagrado, preparando-se para a celebração com o coração e com as vestes adequadas. Será que para estar na presença de Alguém tão importante, Alguém a quem se deve todo respeito, Alguém que vai oferecer o melhor banquete (Eucaristia), seria conveniente apresentar-se a Ele de chinelos, de camiseta regata, bermuda? Será que para algo tão sagrado, tão santo, combina minissaia, vestido curto, “tomara que caia”, pelo contrário “tomara que não caia!”; será que roupas coloridas ou de uma única cor bem forte iriam passar despercebidas? Num desfile de modas as modelos devem aparecer, na Santa Missa quem deve “aparecer”? É o Cristo!

Quando alguém vai para uma Celebração Eucarística com um roupa bem diferente, vai parecer o “maluco de terno da praia”. Quem deve estar em mais evidência numa festa de aniversário? O aniversariante. Quem deve ser exaltado, quem deve estar no centro das atenções na Missa? Jesus Cristo!

Mas o importante não é o coração?

Talvez pudéssemos questionar: “Mas o importante não é o coração?” ou “Deus não vê o coração?”. Sim, por isso não vamos julgar quem não tem conhecimento, quem ainda faz turismo quando vai à igreja, quem ainda não teve um encontro pessoal com Jesus. Aqueles e aquelas que não têm muita noção do Sagrado precisam ser evangelizados. No entanto, para quem já caminha com Deus, quem busca conversão, “Deus vê o coração”, e ao saber disso, que busquemos honrá-Lo também com o externo.

Por fim, ir à Missa com vestes adequadas diz respeito a um amor profundo que se tem por Deus, e porque conscientiza-se de que o corpo é o templo do Espírito Santo (1Cor 6,19), e como templo de Deus, não deve levar as pessoas ao pecado. Você já deve ter escutado dos antigos que eles tinham roupa de Missa, calçados de Missa, porque era o dia do Senhor, e deviam vestir -se com a melhor roupa.

Ah! Vista-se bem para o Santo Sacrifício da Eucaristia aos domingos e durante a semana. No Domingo, dê uma caprichada a mais. Quando você vai à Missa, ali se dá o encontro com a pessoa mais importante de sua vida, então, Jesus merece o melhor!

Que tal retomarmos um costume antigo para o Domingo e o dia Santo de guarda com aquela roupa de Missa?

Padre Marcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

.:Como participar bem da Santa Missa
.:Como preparar-se para a Comunhão?