O GUARDIÃO

São José, o guardião dos bens mais preciosos: Jesus e a Virgem Maria

A paz de Jesus, o amor de Maria e os cuidados de São José

Somos convidados a olhar para a figura masculina de São José e perceber que, em todos os títulos que ele recebeu da Igreja, o título Guardião da Sagrada Família vai destacar, de fato, a sua missão.

Imagem: Fr Lawrence Lew, OP

Se os Apóstolos são luzeiros para mostrar Jesus Cristo ao mundo, José é um véu para encobri-Lo com a sua paternidade. Ou seja, a missão de José era completamente única e exigente, não era propagar o nome de Jesus a todas as nações, mas sim ser uma espécie de um véu, esconder Jesus, guardá-Lo, ser o guardião de um Menino e de uma Mulher.

Na Bíblia, o sentido da palavra guardião é usado para representar a proteção espiritual daquela pessoa a alguém. Não esqueçamos que São José era esposo e Pai, tinha a missão de guardar duas pessoas e não era qualquer pessoa, eram os bens mais preciosos Jesus e Maria.

Esposo e Pai. Esposo para guardar Maria, e Pai para guardar Jesus. Na sua ladainha, rezamos ‘Sustentador do Filho de Deus, rogai por nós’. Zeloso defensor de Jesus Cristo, rogai por nós. Chefe da Sagrada Família, rogai por nós.

Há uma oração belíssima, a qual quero trazer até você. Há muitas orações inspiradas em São José, mas esta aqui vai definir, de fato, a missão e o propósito de São José em relação aos cuidados para com Jesus e Maria.

Oração

São José, sombra do Pai

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida, feita de trabalho e de silêncio. Amém.

Imagem: Fabiel Girardi

A Virgem Maria, por excelência, nasceu para dar muitos frutos, ela é uma mulher virtuosa. São José nasceu para dar sombra para Jesus e para Maria. A finalidade da sombra de uma árvore é proteger, guardar do sol a pessoa que procura ficar debaixo dela. São José é sombra e guardião. A missão de José é esta: proteger, com todas as suas forças de homem de Deus, sua esposa e seu filho, a missão mais bela que Cristo dá para nós homens que temos a vocação ao matrimônio.

Leia também:
:: Papa: aprendamos com São José a sonhar os sonhos de Deus
:: As virtudes humanas de São José

Proteger a nossa família como esposo e Pai, esse deveria ser nosso propósito de vida

Para proteger os bens mais preciosos, não poderia ser qualquer homem, qualquer esposo, pai e guardião. Você acha que qualquer homem daria conta dessa missão? Permita-me dizer assim: São José foi escolhido a dedo, o dedo de Deus. Se Deus o escolheu, quem somos nós para não escolhê-lo também? Ele, hoje, quer ser guardião da sua Igreja doméstica, que é a sua casa.

Deixe São José entrar na sua casa. Ele não vai sozinho; traz consigo uma Mulher e um Menino, pelo simples fato de ser ele esposo e pai. Esposo da Virgem Maria e Pai adotivo de Jesus.

São José, guardião da Sagrada Família, rogai por nós!