PATRONO DA IGREJA

São José, o sonhador de Deus

Guardião que nunca se cansa de proteger a sua família, o Bom José é exemplo de atitude

Durma com sonhos, acorde com atitudes! Uma simples frase pronta que você já deve ter ouvido por aí. Mais que um apelo motivacional, o sonhador José viveu na prática a não fácil tarefa de tornar realidade a missão de ser pai adotivo do Filho Unigênito de Deus. 

Diante dos desafios, o carpinteiro apresentava ao Céu suas angústias, e era respondido por meio de sonhos. Pelo menos, quatro vezes, recebeu direcionamento divino enquanto dormia. 

“O sonhador de Deus foi colocando em prática as inspirações reveladas durante seu sono. ” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Ainda noivo, prestes a se casar, Maria aparece grávida. Em sua humanidade, José entrou em uma crise. Poderia rejeitar Maria e difamá-la. Porém, antes da decisão, rezou pedindo discernimento a Deus. E a resposta veio. O mesmo anjo enviado a Maria convenceu José e o acalmou: “José, filho de David, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa: o que foi gerado nela provém do Espírito Santo” (Mt 1, 20b). Acolhendo a voz de Deus, José se torna Guardião da vida.

Homem de poucas palavras, a Bíblia não cita frases atribuídas ao descendente do Rei Davi. Em compensação, suas ações lhe atribuem o adjetivo de homem justo (Mt 1, 19). Tal grandeza, uma outra missão desafiadora. Ao se sentir ameaçado com a notícia do nascimento de um novo rei, o Rei Herodes ordena a matança de todos os primogênitos da região. A notícia ocorre após a visita dos Rei Magos ao Menino Jesus que nasceu em Belém, na Judeia. “Depois da partida deles, eis que o Anjo do Senhor aparece em sonho a José e lhe diz: “Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe, e foge para o Egito; fica ali até nova ordem, pois Herodes vai procurar o menino para fazê-lo perecer” (Mt 2, 13).

Mantendo a promessa, Deus volta a falar com José em sonhos e lhe dá nova ordem. “Após a morte de Herodes, o Anjo do Senhor apareceu a José, no Egito, e lhe diz: ‘Levanta-te, toma contigo o menino e sua mãe, e põe-te a caminho para a terra de Israel, pois estão mortos os que haviam tramado contra a vida do menino’” (Mt 2, 19-20).

Orientado pelo Espírito de Deus, José parte para Israel, mas sente medo ao ser informado que Arquelau reinava na Judeia sucedendo o pai Herodes. Perante o perigo, Deus vem em auxílio de José. Avisado mediante um sonho, retira-se para a região da Galileia. “E veio morar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: ‘ele será chamado nazoreu’” (Mt 2m 23). Nazaré era uma pequena cidade, mais pobre, mas oferecia proteção ao Menino Jesus.

O sonhador de Deus foi colocando em prática as inspirações reveladas durante seu sono.

Em um documento publicado em 2019, o Papa Francisco descreve assim o Santo Patrono da Igreja: “Ao lado de Maria, em atitude de quem protege o Menino e sua mãe, está São José. Geralmente, é representado com o bordão na mão e, por vezes, também segurando um lampião. São José desempenha um papel muito importante na vida de Jesus e Maria. É o guardião que nunca se cansa de proteger a sua família. Quando Deus o avisa da ameaça de Herodes, não hesita a pôr-se em viagem emigrando para o Egito (cf. Mt 2, 13-15). E depois, passado o perigo, reconduz a família para Nazaré, sendo o primeiro educador de Jesus, na sua infância e adolescência. José trazia no coração o grande mistério que envolvia Maria, sua esposa, e Jesus; homem justo que era, sempre se entregou à vontade de Deus e pô-la em prática” (Papa Francisco, Carta Apostólica Admirabile signum, número 7). 

O sonhador de Deus foi colocando em prática as inspirações reveladas durante seu sono. A Palavra de Deus não cita as horas não dormidas, as preocupações, as angústias. Mas, diante de uma intervenção tão maravilhosa do sobrenatural, é possível deduzir o que José sofreu e suas súplicas a Deus. Certamente, suou e muito para concretizar as revelações do Céu. Como acontece em nossas vidas: dez por cento é inspiração, já os outros noventa por cento, só acontecem com muita transpiração. O trabalhador José não media esforços para ser o pai que seu filho precisava, o esposo que Maria merecia, o bom judeu que a comunidade esperava.

Rodrigo Luiz
Missionário da Com. Canção Nova

Referência:
PAPA FRANCISCO. Carta Apostólica Admirabile Signum. Vaticano: 2019. In: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20191201_admirabile-signum.html. Acesso em 21/02/22.

Deixe seu comentários

Comentário