PALAVRA DA REITORIA

Somos família Salesiana

“Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus!” (Mt 5,9)

A Comunidade Canção Nova, desde o dia 21 de janeiro de 2009, tornou-se membro da Família Salesiana, pois o carisma Canção Nova é concretamente um desdobramento do carisma de São João Bosco. Por ter ingressado na Congregação Salesiana quando tinha apenas 12 anos, Monsenhor Jonas Abib teve uma formação religiosa baseada no carisma de Dom Bosco, tornando-se sacerdote salesiano no dia 8 de dezembro de 1964.

Após ter recebido a graça do batismo no Espírito Santo, no dia 2 de novembro de 1971, Mons. Jonas se lançou com mais entusiasmo na tarefa de evangelizar os jovens, por meio de retiros, de encontros, formação catequética, e tudo isso contribuiu para que, no dia 2 de fevereiro de 1978, fosse fundada a Comunidade Canção Nova.

Inegavelmente, os frutos da vivência do carisma de Dom Bosco, somados à graça da efusão do Espírito Santo, foram se evidenciando cada vez mais na vida dos membros da Canção Nova. Tais frutos são: a busca de santidade, a devoção à Virgem Maria, mãe e mestra, a prática penitencial do retiro da Boa Morte, a pedagogia formativa dos jovens, o sistema preventivo, o ardor apostólico e a criatividade na evangelização, o aproveitamento dos meios de comunicação para difundir a Palavra de Deus e os valores do Evangelho. Por tudo isso, a Canção Nova se tornou membro de uma imensa família, a Família Salesiana.

O Oratório

A cada novo ano, os sucessores de Dom Bosco apresentam uma motivação para que a Família Salesiana possa viver nos tempos atuais o carisma desse grande santo da juventude. Tal palavra motivadora é conhecida por “Estreia”, cujo tema para 2022 é “Faça tudo por amor, e nada por força”.

Sabemos que para Dom Bosco o testemunho de São Francisco de Sales foi uma referência marcante em sua vida, ministério e espiritualidade, e por isso que a congregação fundada por Dom Bosco se chamou “Salesiana”. Em sua clássica obra Memórias do Oratório, São João Bosco deixa bem claro o quanto foi inspirado por São Francisco de Sales. Segue um breve trecho deste livro: “[O oratório] começou a chamar-se de São Francisco de Sales… porque como tal ministério [o oratório] exige grande calma e mansidão, havíamo-nos colocado sob a proteção deste santo, para que nos alcançasse de Deus a graça de imitá-lo em sua extraordinária mansidão e na conquista das almas”.

Como Dom Bosco, não desistir da juventude, pede Monsenhor Jonas Abib

“A Canção Nova se tornou membro de uma imensa família, a Família Salesiana.” | Foto: Arquivo CN

Tendo presente que neste ano de 2022 comemora-se o IV centenário do falecimento de São Francisco de Sales, a Estreia de Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, SDB, está baseada no testemunho de mansidão com a qual S. Francisco procurou praticar, e por isso “Faça tudo por amor, e nada por força”. Em um mundo onde por vezes a violência e o desrespeito à dignidade do ser humano são empregados com a finalidade de obter fama, poder ou seus interesses egoístas, os cristãos são chamados por Jesus, Nosso Salvador, a testemunhar sua fé através do diálogo, da promoção da paz, da reconciliação, da misericórdia.

Sendo assim, nunca é demais suplicar ao Sagrado Coração de Jesus que tenhamos um coração manso e humilde como o dele, e que a partir dos nossos relacionamentos familiares saibamos fazer tudo por amor, e nada por força, violência ou agressividade. Que São Francisco de Sales e São João Bosco intercedam por nós e nossas famílias, de modo que possamos ser abençoados com uma das mais belas bem-aventuranças ensinadas por Jesus: “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus!” (Mt 5,9).

Padre Wagner Ferreira da Silva
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário