Em continuidade com a nossa apresentação sobre o Decálogo – os Dez Mandamentos da Lei de Deus –, temos agora o terceiro mandamento, que é o de “Guardar Domingos e Festas”. Esse mandamento está intimamente relacionado ao culto a Deus. As sagradas Escrituras o apresentam desta forma: “Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. O sétimo, porém, é o sábado de Iahweh teu Deus […]” (Ex 20,8-11).
:: Amar a Deus sobre todas as coisas
:: Não tomar o santo nome de Deus em vão
O sábado e o domingo
Além do sábado, os judeus observam outras festas, tais como a Páscoa, o Pentecostes, os Tabernáculos etc. Eles recordam, nestas festas, a Aliança que Deus fez com eles. O sábado era dedicado a Deus em reconhecimento à soberania divina. O texto bíblico lembra também com esse mandamento, além da criação de todas as coisas e de que no sétimo dia Deus repousou da Sua obra criadora, a libertação de Israel da escravidão do Egito, como pode-se notar: “Recorda que foste escravo na terra do Egito, e que Iahweh teu Deus te fez sair de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Iahweh teu Deus te ordenou guardar o dia de sábado” (Dt 5,15).
Com a ressurreição de Jesus no dia de domingo, ele dá um novo sentido ao dia que se deve observar e honrar a Deus. Para os cristãos, o domingo se torna o primeiro de todos os dias, “a primeira de todas as festas, o dia do Senhor” (CIC §2174), o dies dominica. Com isso, a observação do domingo para nós cristãos cumpre-se “o preceito moral da Antiga Aliança, cujo ritmo e espírito retoma ao celebrar cada semana o Criador e o Redentor de seu povo (CIC §2176).
A Eucaristia dominical
Para nós católicos, a celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja. O Código de Direito Canônico esclarece ainda sobre a sua importância na vida cristã: “O domingo, dia em que por tradição apostólica celebra-se o Mistério Pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como dia de festa de preceito por excelência” (CDC 1246). É uma data das mais importantes como o direito canônico expressou, é uma data que deve ser observada como preceito, faz-se necessário que todo cristão católico participe do culto dominical. A prática de observar a Eucaristia dominical é oriunda da era apostólica.
O terceiro mandamento do Decálogo, ao qual nos referimos neste artigo, associa-se ao mandamento da Igreja que orienta: “Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da Missa”. Essa exigência é feita porque a Eucaristia do domingo fundamenta toda a prática cristã. A participação eucarística dominical é testemunho de pertença e de fidelidade a Cristo e à sua Igreja.
Por fim, o Catecismo nos orienta: “Santificar os domingos e dias de festa exige um esforço comum. Cada cristão deve evitar impor sem necessidade a outrem o que o impediria de guardar o dia do Senhor. Quando os costumes (esporte, restaurantes etc.) e as necessidades sociais (serviços públicos etc.) exigem de alguns um trabalho dominical, cada um assuma a responsabilidade de encontrar um tempo suficiente de lazer” (CIC §2187). Dessa forma, fica claro a necessidade e importância da participação da Eucaristia tanto no Domingo quanto nos dias de preceitos em que são celebradas as festas solenes da Igreja Católica.
Padre Fábio Nunes
Sacerdote da Canção Nova
Fontes:
BÍBLIA. Português. Tradução da Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002. 2206p.
CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
CÓDIGO de Direito Canônico. Trad. CNBB. São Paulo: Loyola, 2001.
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