PENSAR NO OUTRO

Uma geração verdadeiramente misericordiosa

São Tiago escreve em sua carta: “Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”.

O apóstolo, nessa passagem, tratava da fé, deixando claro que sem as obras ela é morta. Da mesma forma acontece com a misericórdia. Muitas vezes, falamos que somos misericordiosos, no entanto, falta-nos a coragem e a docilidade de ajudar alguém que passa por necessidades, ou até mesmo escolhemos virar o rosto para não cruzarmos com um irmão de rua que pede esmola naquele determinado local de sempre. A misericórdia não acontece com palavras, mas com obras, tornando-se, assim, visível a todos que, de fato, ainda há pessoas misericordiosas nos dias de hoje.

Foto: william87 by GettyImages

Recordemos que o Pai, para revelar aos homens a Sua Infinita Misericórdia, enviou ao mundo o Seu Filho único para que todos aqueles que creem fossem salvos. Essa foi a grande obra de misericórdia que Deus fez pela humanidade. E a nós, homens e mulheres alcançados pela Misericórdia, foi dada a missão de sermos misericordiosos como o nosso Pai. Temos n’Ele a nossa maior fonte de exemplo e inspiração para edificar – por meio das obras – uma geração verdadeiramente misericordiosa. As obras de misericórdia são divididas em duas dimensões: corporal e espiritual, sendo 14 num total.

Como obras de misericórdia corporais temos: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos e, por último, enterrar os mortos. Talvez você já faça algumas dessas obras e nem saiba que estava sendo misericordioso ou, quem sabe, você nunca tenha feito por não saber que isso se tratava de misericórdia.

Pois bem, agora conscientes, torna-se mais fácil colocarmos na prática o amor misericordioso para com os nossos irmãos e irmãs necessitados. Faça o exercício de pensar em quem está precisando de sua ajuda e veja a melhor forma de socorrê-la, sendo para essa pessoa um sinal concreto da misericórdia do Pai, que não abandona nenhum dos Seus filhos.

Além das corporais, temos as obras de misericórdia espirituais que são: dar bons conselhos; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os tristes; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo e, por fim, rogar a Deus pelos vivos e mortos. Isso tudo é exercer a misericórdia, sendo para os que amamos e, até mesmo para aqueles que temos dificuldade de amar, o abraço do Pai das misericórdias.

Sempre haverá ocasiões e pessoas que nos farão viver, na prática, a verdadeira misericórdia. Ainda é possível ouvir, nos dias de hoje, o grito de Jesus do alto da cruz: “TENHO SEDE!”. E talvez Ele esteja do nosso lado e ainda não tenhamos aberto os nossos olhos e ouvidos para vê-Lo e escutá-Lo. “Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’” (Mateus 25,40)

.:Leia mais
A busca pela cura
Assuma a sua identidade de ser apóstolos de Jesus
Somos uma geração privilegiada

Joanderson Medeiros
Seminarista Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário