? O que significa?

Uma Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

A nossa Igreja Católica possui uma unidade de Governo, de Doutrina e de Liturgia

Os termos “Una, Santa, Católica e Apostólica” correspondem aos diversos atributos que possui a nossa amada Igreja, aquela que foi fundada pelo nosso Salvador Jesus Cristo. Esses atributos não foram observados ou atribuídos a ela por acaso, pelo contrário, por trás de cada um deles existe uma longa história de magnífica profundidade e um sério respeito à Tradição. Cabe salientar, a propósito, que esses atributos foram sedimentados na bela composição do Credo Niceno-constantinopolitano: “Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica”.

Uma Igreja Una

Em primeiro lugar, o termo “Una” pode ser substituído por “Única”, quer dizer, a Igreja Católica é a única Igreja de Cristo. A esse respeito, a Constituição Dogmática “Lumen Gentium” (Luz dos Povos) demarca muito bem essa questão nos seguintes termos: “Esta [a Igreja Católica] é a única Igreja de Cristo, que, no Credo, confessamos ser una (…)”. Esta única Igreja de Cristo é aquela que o Nosso Senhor entregou a Pedro para que a apascentasse (cf. LG 8).

Podemos afirmar também que, na Igreja Católica, subsiste a unidade em diversos pontos. Por exemplo:

1) a Igreja Católica tem um único Papa desde São Pedro, portanto, ela possui uma unidade em sua hierarquia de Governo;

2) Ela possui uma única doutrina que pode ser experimentada e aprofundada por meio do Catecismo da Igreja Católica;

3) A Igreja Católica possui, também, uma unidade de liturgia. Por exemplo, a Missa que é celebrada na sua comunidade é a mesma celebrada em qualquer parte do mundo. Em suma, a nossa Igreja Católica possui uma unidade de Governo, de Doutrina e de Liturgia.

Leia também:
:: Cair em si para voltar para o Pai
:: Qual o significado dos sacramentais na vida cristã?
:: O amor que dá avida! Martírio de São Maximiliano Kolbe

Uma Igreja Santa

Aos olhos da fé, a Igreja é Santa, quer dizer, sem defeito, sem mancha; indefectível, afirma o Catecismo da Igreja Católica. Sua santidade tem origem em Jesus que está inseparavelmente unido a ela. O próprio Senhor, portanto, a torna santa e, por conseguinte, santificante. A Igreja não possui outra vida, senão a da graça.

Cabe ressaltar que, embora a Igreja seja totalmente santa, aqui na Terra, ela é formada por membros que ainda estão em processo de santificação, contudo, é importante compreender que os pecados de seus membros não maculam sua santidade.

Uma Igreja Católica

Segundo o Dicionário Teológico, o termo “católico” pode ser traduzido pela expressão “na direção de todos”, “para todos”. Nessa mesma linha, o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 830, afirma que este termo significa “‘universal’ no sentido de ‘segundo a totalidade’ ou ‘segundo a integralidade’”. A Igreja, portanto, “é católica em duplo sentido”.

A catolicidade da Igreja tem profunda ressonância no fato de possuir a plenitude dos meios da salvação. Em outras palavras, não falta a ela nenhum elemento de salvação aos seus fiéis, ou seja, não falta a ela nenhum sacramento. Ela é, aliás, a única Igreja que ministra válida e licitamente todos os sete sacramentos instituídos por Cristo.

Uma Igreja Apostólica

Essa dimensão da Igreja está intimamente ligada à missão dos nossos primeiros Pais na Fé, aqueles homens que estavam junto de Pedro, o primeiro Papa, na árdua e linda missão de falar de Jesus e de transmitir o Seu Evangelho por toda parte. Portanto, a Igreja é apostólica porque se fundamenta na fé, no testemunho e no ensino desses apóstolos. A palavra apóstolo quer dizer “enviado”.

Por fim, você pode estar se perguntando: “e o atributo Romana”? A esse respeito, cabe afirmar que o “Romana” não faz parte da identidade da Igreja, embora possua um importante significado histórico.

A Igreja Católica é Romana porque sua sede apostólica encontra-se em Roma, local que outrora teve seu solo banhado pelo sangue de infinitos mártires. Foi exatamente no mesmo local em que Nero martirizou os cristãos, incendiando-os com piche para iluminar o ambiente, que Cristo colocou a sua Sede, a Santa Sé, o Vaticano; exatamente sobre o túmulo de São Pedro, o primeiro Papa.

Não deixe de conhecer sua Tradição, sua Doutrina, seu Magistério, seus ensinamentos. Esse é o nosso papel enquanto membros desta linda e valorosa Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica.

Deus abençoe você!
Até a próxima!