ANO DA ORAÇÃO

A família tem como missão ensinar em nome de Deus

Papa Francisco orientou e exortou que toda a Igreja vivenciasse este ano de 2024 como o Ano da Oração. A motivação para tal vivência, segundo explicou o próprio Papa, era para que nos preparássemos para a celebração do Jubileu do ano 2025.

O Dicastério para a Evangelização, órgão da Igreja Católica, deu-nos um subsídio para entender o sentido deste Ano da Oração, chamado “Ensina-nos a rezar”, que foi, originalmente, um pedido dos apóstolos a Jesus.

Nas diversas realidades da Igreja e da vida humana, é possível e preciso pedirmos a Deus essa graça. Cabe a cada um de nós repetir, sinceramente, este mesmo pedido a Deus: Ensina-nos a rezar!

Os pais pedem pelos filhos

Mas pensemos, agora, na realidade familiar. Uma criança, quando nasce no seio de uma família e tem próximo a ela seu papai e sua mamãe, poderia, por si própria, pedir a Deus para que a ensinasse a rezar? Excepcionalmente, isso poderia até acontecer, mas o caminho ordinário, mais simples e fácil, é através dos pais. Nesse sentido, os pais são os representantes da criança diante de Deus a pedir: ensina, Senhor, os nossos filhos a rezar. Ensina-os a te amar. Ensina-os a te seguir e buscar. É responsabilidade e dever dos pais.

Os pais, em nome de Deus, ensinam os filhos

Por outro lado, os pais, constituídos por Deus com autoridade natural sobre os filhos, têm a linda missão de ensiná-los em nome de Deus. Imagine só… Deus quis contar com os pais para que Sua Palavra e vontade fosse ensinada aos pequenos. É uma missão linda ser porta-voz de Deus.

A melhor maneira de ensinar algo é pelo testemunho. Especialmente nos dias de hoje, isso se torna ainda mais evidente. Discursos e imposições não motivam mais, a não ser que estejam acompanhados pelo testemunho. É muito simples: se os filhos veem os pais dando a devida importância para a oração, então, naturalmente, perceberão que a oração é importante. O contrário também é verdadeiro, se os pais não testemunham uma vida permeada pela oração, os filhos também perceberão e deduzirão que não é algo importante.

Pode-se começar pelo simples

Talvez, ao ler este texto, você tenha percebido duas coisas: primeiro, que a missão de ensinar a oração para os filhos é algo sério, necessário e importante. Segundo, pode ser que você percebeu que, em você mesmo, seus filhos não encontram esse testemunho. Mas, tenha certeza, dá para começar agora. Atitudes simples podem fazer com que a oração se torne habitual em sua família.

A família tem como missão ensinar em nome de Deus

krisanapong detraphiphat / GettyImages

O subsídio ensina que as orações antes das refeições e antes de dormir, por exemplo, já são uma eficaz maneira de ensinar os filhos a ter Deus presente. Ensina a ter gratidão, ensina a contar com Deus a reconhecer erros e faltas e, sobretudo, ensina que Ele está presente, próximo.

Você pode começar por aí; e, depois, pode começar a rezar o terço uma vez por semana, papais e mamães sendo fiéis e convidando os filhos. Participar com atenção e dedicação da Santa Missa aos domingos, preparando-se bem para o momento e deixando claro que é o momento mais importante da semana.

Leia mais:
.:Oração da família
.:A Sagrada Família de Nazaré: nosso maior exemplo
.:Prece pela família

A oração é uma graça, uma bênção para a família, mas é também esforço, perseverança, combate que deve ser combatido principalmente pelos pais. Mas para quem decide lutar ao lado de Deus na oração, a vitória é certa.

Deus abençoe você e sua família!

Deixe seu comentários

Comentário