Como cultivar o sentido do Natal com as crianças?

A riqueza da Liturgia do Advento e dos símbolos Natalinos podem, e muito, contribuir para a experiência de fé familiar

Este é um dos momentos mais belos para se viver em família, quando se tem a disposição de colocar como centro da vida familiar a história de nossa salvação e como Deus fez de tudo nos salvar, até enviar Seu Filho ao mundo para revelar Seu amor pela humanidade.

Isso me faz recordar quando minha mãe, com muito esforço, adquiriu a primeira lapinha (pequena gruta ou cavidade aberta na rocha, Nordeste do Brasil – nicho ou presépio que se arma para as festas de Natal e Reis) para nossa casa, encomendando por uma pessoa que tinha contato de uma loja em Recife – PE, que vendia artigos religiosos na época.

Esse fato marcou a nossa família, porque, de fato, nós tivemos contato com as peças que compõem o presépio e a grande expectativa para montá-lo e a data certa de colocar a imagem do menino Jesus, tudo isso gerou em nossa casa muita expectativa porque algo que, antes víamos apenas nas grandes igrejas (paróquias), teríamos agora em casa; e isso nos encheu de alegria porque era um gesto muito significativo poder contemplar, mesmo em nossa idade como crianças, algo tão extraordinário, algumas dessas cenas/recordações ficaram gravadas em minha alma; e isso me fez e faz tão bem.

Foto ilustrativa: Monique Oliveira

É preciso inserir no dia a dia das crianças a história da nossa Salvação, nada melhor que a época do Natal para fazer isso, pois, com dedicação, esforço e criatividade, os pais podem ir realmente introduzindo na vida dos filhos a verdadeira história do Natal de Jesus, se não fizermos esta história chegar às nossas crianças, corremos o risco de descristianizar o mundo, podemos fazer um presépio para as crianças de forma lúdica e divertida com os materiais que temos, criando cada personagem do presépio, contando a sua história e o significado do personagem no presépio.

Os símbolos do Advento e do Natal também são importantes e devemos cultivar essa expectativa e alegria do Deus soberano, que se rebaixou à nossa pequenez, se fazendo criança para adentrar na nossa história e nos redimir, e até mesmo elevar a nossa humanidade porque o Pai nos fez à Sua imagem e semelhança. O consumismo proposto pela sociedade nada mais é do que nos fazer perder o verdadeiro sentido do Natal, abandonando as nossas tradições, costumes, fé, e perdermos a piedade e devoção, que são convites deste tempo, pois nos leva a uma interiorização maior.

Acesse também:
::O amor do Pai
::Família: um dom de amor do Pai
::Chamado de Deus: Lançai as redes

Lembro de um fato importante a alguns anos atrás, quando a árvore de Natal que tínhamos em casa quebrou e não havia como montar, Ana Aliete, (minha filha), ficou na expectativa de uma nova árvore e essa nova árvore demorou um pouco para chegar, mas, para minha surpresa, quando conseguimos ter uma árvore em casa para montar, não foi apenas motivos de alegria para ela, mas para os meninos também, a feição deles mudou, o gosto de montar a árvore e deixá-la mais bonita foi algo contagiante, algo simples, mas que mexeu com o interior deles, além disso, cada domingo se tornou mais importante com a coroa do Advento, o significado e a espiritualidade por trás de cada vela acesa na celebração litúrgica, na reza do rosário em casa, durante a Novena de Natal, a motivação interior em saber que se aproxima o Natal de Jesus.

A riqueza da Liturgia do Advento e dos símbolos natalinos podem, e muito, contribuir para a experiência de fé familiar, eu particularmente gosto muito do Natal, de viver este tempo, de estar em família, de construir juntos com simplicidade cada coisa para este tempo, de rezar a novena de Natal. Na alegria, preparando o coração e alma para receber as graças que Deus reserva, pois, no Natal, aprendo a ser simples, Jesus veio de forma simples para nos lembrar que em cada momento de nosso dia a dia o podemos fazer majestoso.

Com o Natal de Jesus, aprendo a ser e a viver de forma simples, e também procurar não perder as oportunidades de cada festa litúrgica para enriquecer a nossa família, nos preparando assim para a vinda definitiva do Filho de Deus, como nos diz padre Jonas Abib, Natal Feliz é Natal com Cristo.

Rezemos diante do Presépio esta Oração

Oração diante do presépio

Menino das palhas, Menino Jesus,
Menino de Maria, aqui estou diante de ti.
Tu vieste de mansinho, na calada da noite,
no silêncio das coisas que não fazem ruído.
Tu é o Menino amável e santíssimo,
deitado nas palhas porque não havia lugar
para ti nas casas dos homens
tão ocupados e tão cheios de si.
Dá a meus lábios a doçura do mel
e à minha voz o brilho do cantar da cotovia,
para dizer que vieste encher de sentido
os dias de minha vida.
Não estou mais só: tu és o nosso companheiro
de minha vida. Tu choras as minhas lágrimas
e tu te alegras com minhas alegrias
porque tu és meu irmão.
Tu vieste te instalar feito um posseiro
dentro de mim e não quero que teu lugar
seja ocupado pelo egoísmo que me mata
e me aniquila, pelo orgulho que sobe à cabeça,
pelo desespero.
Sei, Menino de Maria, que a partir de agora,
não há mais razão para desesperar
porque Deus grande, belo,
Deus magnífico e altíssimo
se tornou meu irmão.
Santa Maria, Mãe do Senhor e Palácio de Deus,
tu estás perto do Menino que envolves
em paninhos quentes.
José, bom José, carpinteiro de mãos duras,
e guarda de meu Menino das Palhas,
protege esse Deus que se tornou
mendigo de nosso amor.
Menino Jesus,
Hoje é festa de claridade e dia de luz.
Tu nasceste para os homens na terra de Belém.

Feliz Natal!