Corações ao Alto! O nosso coração está em Deus?

Em todas as Missas de que participamos, no momento da oração do prefácio, temos o seguinte diálogo com o padre diante de Deus:

Padre: O Senhor esteja convosco.
Assembleia: Ele está no meio de nós.
Padre: Corações ao alto.
Assembleia: O nosso coração está em Deus.

Nesta parte da Santa Missa, nós dizemos, em alto e bom tom, que o nosso coração está em Deus. Mas será que o seu coração está mesmo em Deus? Talvez você já se apresse em responder: “Claro que sim, o meu coração está em Deus!”. Entretanto, numa reflexão mais profunda, apresenta-se uma grande questão: onde, realmente, está o seu coração? Qual é o seu maior e mais importante tesouro?

Para ajudar a responder a essas duas perguntas é necessário responder, primeiro, a outras três:
1- Qual é a primeira coisa que você pensa quando acorda todos os dias?
2- O que rouba seus pensamentos para si durante todo o dia?
3- Diariamente, qual é a última coisa que você pensa antes de dormir?

Se a resposta para essas três perguntas foi algo do gênero: trabalho, contas a pagar, os problemas a resolver, namorado (a), esposo (a), faculdade, escola, família, filhos, concurso a realizar, carro, casa, redes sociais, fama, viagem ou qualquer outra coisa… Saiba, muito provavelmente, isso que ocupa os seus pensamentos, diariamente, tem sido o seu tesouro, e pode ser que o seu coração esteja ancorado nessa realidade.

Por outro lado, se Deus é o primeiro que você pensa ao acordar, se é Ele que rege o seu agir, se é a Ele que você quer agradar durante o dia e se Ele é a última coisa que você pensa antes de dormir, então você pode afirmar que seu coração está em Deus. Entretanto, isso não significa que você não enfrentará tudo o que diz respeito às realidades que são comuns a todas as pessoas. Significa que, em todos esses aspectos, você viverá com Deus e não querendo ser alguém que não depende de Deus para nada.

Crédito: brizmaker / GettyImages

Sendo assim, se o seu coração está em Deus, se Ele é realmente o seu tesouro, você viverá o seu trabalho com Deus, contará com a Providência Divina para pagar suas contas. Pedirá a luz do Espírito Santo para resolver os problemas, namorará e se casará num relacionamento santo. Em sua faculdade ou escola, você dará testemunho cristão; em sua família e na criação dos filhos, você agirá como cristão; em suas redes sociais, você será luz em meios às trevas.

Em relação aos bens materiais, eles não ocuparam o centro da sua vida, pois o Céu será o seu real tesouro e a fama não será uma preocupação, pois somente o que Deus pensa de você realmente importará. Dessa forma, você terá o coração ancorado no alto. Todas as coisas deste mundo e as pessoas irão prender o seu coração. Quantas pessoas passaram por crises de ansiedade, depressão, tristeza, não se sentem realizadas porque colocaram o coração em coisas deste mundo que são incapazes de fazê-las totalmente felizes, e assim o seu coração atrofiou. Mas, com o coração em Deus, as coisas desse mundo ocupam o seu devido lugar, e em Deus o nosso coração se torna livre e se enche da verdadeira vida.

Afinal, onde está o teu coração hoje? Disse Jesus: “Não ajunteis tesouros para vós, aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões arrombam e roubam. Ao contrário, ajuntai-vos tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e os ladrões não arrobam nem roubam. Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6, 19-21).

Caso esteja perdido nas coisas perecíveis, decida, hoje, ir buscar o teu coração e devolva-o a Deus. O teu coração é precioso demais para ficar em meio às coisas deste mundo que podem ser roubadas e que a traça e a ferrugem podem corroer. 

 

Deixe seu comentários

Comentário