Hoje celebramos São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja, um homem que carregava inúmeras virtudes, especialmente aquela que ele chamava de rainha e mãe de todas as virtudes: a caridade.
Quero destacar algo essencial para o nosso tempo, que Gregório não apenas pregava, mas vivia: a virtude de amar os inimigos diante de Deus. Muitas vezes pensamos que apenas suportar nossos inimigos já é uma forma de caridade. Mas a verdadeira caridade está justamente aqui: amá-los diante de Deus.
Somente alguém profundamente enraizado na oração é capaz desta, permitam-me dizer, “violência espiritual”: amar quem não nos ama e rezar por aqueles que nos perseguem.
Fazer caridade com quem amamos não é virtude, mas privilégio, pois não exige esforço humano. Já estender a caridade àqueles que romperam os vínculos com nosso coração é um desafio muito maior.
São Gregório Magno foi um homem de grande sabedoria, inteligência e, sobretudo, de um coração profundamente caridoso para com o próximo. Neste dia dedicado a ele, aprendamos que as virtudes são indispensáveis no seguimento de Cristo. É somente através delas que venceremos nossos vícios e limitações.
Leia também:
:: A caridade jamais acabará
:: Só nos mantemos em pé avançando, num impulso de caridade
Que São Gregório Magno nos guie pela porta da virtude da Caridade, mãe e rainha de todas as virtudes.