PRESENÇA REAL

Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja

“A Eucaristia é ‘fonte e ápice de toda a vida cristã’ (LG 11). Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, que é o próprio Cristo, nossa Páscoa” (CIC 1324).

A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, memorial de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, atualizada de forma sacramental pela celebração litúrgica. No sentido bíblico, “o memorial não é somente a lembrança dos acontecimentos do passado, mas a proclamação das maravilhas que Deus realizou por todos os homens. Assim, a celebração litúrgica desses acontecimentos os torna, de certo modo, presentes e atuais” (CIC 1363).

Desde os primórdios da Igreja, conforme afirma a Didaqué, que era o catecismo dos primeiros cristãos, reconhecia-se o valor e a importância da celebração eucarística. “A Igreja, sacramento da salvação de Jesus Cristo para o homem, vive do culto centrado no Verbo encarnado, sacramento do Pai”.1 No sacramento do altar, nas espécies do pão e do vinho consagrados, o Senhor vem ao nosso encontro e torna-se fonte de vida, porque é a pessoa do próprio Cristo, dado a nós como alimento. “A santíssima Eucaristia é a doação que Jesus faz de si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada um de nós.”2

Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja

Crédito: wideonet / GettyImages

 

“O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que ela seja ‘como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos.’ No Santíssimo Sacramento da Eucaristia, estão ‘contidos verdadeira, real e substancialmente o Corpo e o Sangue, a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e, por conseguinte, o Cristo todo’” (CIC 1374).

Leia mais
.:A presença real de Cristo na Eucaristia
.:O que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre a Eucaristia?

A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida e da missão da Igreja, porque, como nos recorda Santo Irineu, “a Eucaristia é o resumo e a súmula da nossa fé”. Toda a nossa vida de Igreja se orienta para a Eucaristia. Ela deve ser o centro de nossa vida e o centro da vida de toda comunidade cristã. A Eucaristia, como dizia Santo Agostinho, “é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia”.

Na Canção Nova, o nosso fundador, padre Jonas Abib, sempre nos ensinou que “a fonte e o cume de nossa oração e de toda a nossa vida é a Eucaristia. Dela participamos todos os dias, pois a celebração eucarística é o momento mais importante do dia. Nela, a comunidade se alicerça e se renova dia após dia”. Ele dizia ainda que “a Eucaristia é o ponto mais alto do nosso dia. Tudo converge para ela e dela tudo parte”. 3 Ainda a esse respeito, São João Maria Vianney, o santo de D’Ars, falava aos fiéis: “Se conhecêssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa, que zelo não teríamos em assistir a ela!”.

A Igreja vive da Eucaristia e dela recebe, como fonte, a vida divina que vem do alto. Assim, a Eucaristia é, ao mesmo tempo, a fonte e o ápice de toda missão evangelizadora da Igreja e de seu mistério de comunhão do homem com Cristo, e n’Ele, com o Pai e o Espírito Santo. “A celebração e a adoração da Eucaristia permitem abeirar-nos do amor de Deus e a ele aderir pessoalmente até a união com o amado Senhor.”4

Por fim, como nos ensina São João Paulo II, “a Eucaristia é o tesouro da Igreja, o coração do mundo e o penhor da meta pela qual, mesmo inconscientemente, suspira todo o homem”.

1 – Sínodo dos Bispos – XI Assembleia Geral Ordinária – Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja.
2 – Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis – Papa Bento XVI.
3 – Nossos Documentos – Documentos internos da Comunidade Canção Nova – Padre Jonas Abib.
4 – Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis – Papa Bento XVI.

 

Deixe seu comentários

Comentário