RETIRO MENSAL

O 2 de Fevereiro pelos olhos de Maria

CANÇÃO NOVA, A CASA DE MARIA: 45 ANOS FORMANDO DISCÍPULOS

Neste ano de 2023, em comemoração aos 45 anos da Comunidade Canção Nova, o site do Santuário Pai das Misericórdias preparou um presente para você que nos acompanha. É prática dos membros da Comunidade fazer mensalmente um retiro espiritual curto. Retira-se o período de uma manhã, tarde ou durante a noite para revisar como foi aquele mês e colher as direções para seguir a caminhada.

Queremos estender essa experiência a você! Proporcionando assim, mensalmente, um texto-base com algumas perguntas ao final, para que você também faça esse caminho de exercício espiritual, um RETIRO MENSAL. Um caminho que proporciona crescimento na fé e a formação do discípulo de Jesus. O princípio da obediência é a escuta; só seremos bons discípulos se aprendermos a ouvir o Mestre, e para ouvir é necessário ir ao encontro d’Ele e dedicar tempo para a escuta.

Agradecemos, sinceramente, ao Padre Donizete, sacerdote da Canção Nova, que se prontificou a escrever mensalmente cada retiro ao longo deste ano. Desejamos que você faça bom proveito dessa prática e colha muitos frutos espirituais. Aproveite para divulgar e convidar outros “discípulos” para entrar nesta caminhada de santidade.

O Retiro Mensal será publicado todo dia 2 de cada mês. Escolha um lugar tranquilo no qual você possa fazer a leitura e ouvir a voz do Senhor.

Bom Retiro!

FEVEREIRO – RETIRO MENSAL  01

O 2 de Fevereiro pelos olhos de Maria

Sabemos que, no dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor. Passados os 40 dias do Natal, Jesus é apresentado no Templo de Jerusalém e profeticamente reconhecido como “luz para iluminar os povos”. Por isso, na celebração litúrgica, são abençoadas as velas como sinal permanente da presença de Cristo, luz do mundo.

No episódio narrado pelo evangelista Lucas (Lc 2,22-40), temos a presença de alguns personagens que nos dão a possibilidade de boas reflexões. São José, fiel cumpridor dos preceitos de Deus, realiza um ato de consagrar o filho. O velho Simeão, com seu coração cheio de esperança e desejoso de ver a Luz de Deus, toma nos braços o Menino Jesus e O contempla. A profetisa Ana, com sua alma adoradora, consagrava todos os seus dias na presença do Senhor. Mas falta-nos a presença de Maria. Coloquemos o olhar sobre sua condição.

Antes de tudo, vejamos em que situação Maria se encontrava naquela ocasião. Ela, como todas as mulheres hebreias de seu tempo, estava submetida à lei da purificação. Tal lei consistia no fato de a mulher que dava à luz ficar em condição de impureza durante 40 dias após o nascimento. Tanto a mãe quanto o filho deviam ir ao Templo para a realização da purificação. Em tempos atuais, diríamos que Maria estava em “quarentena”, afastada do convívio das pessoas, das práticas religiosas, vivendo uma vida reclusa e escondida.

Mas agora é hora de voltar. Retornando após os 40 dias ao Templo, Maria ensina-nos a resgatar nossa relação com Deus através das práticas religiosas, dos ritos e celebrações em comunidade. Os nossos lugares de culto já estão abertos, os sacramentos já estão à nossa disposição, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação. É hora de voltar, ensina-nos Maria. Com ela, voltemo-nos para Deus, para que Ele nos cure o coração dos males sofridos neste longo período de pandemia: perdas dos nossos entes queridos, afastamento social, desempregos e limitação das nossas práticas religiosas.

“A mãe do menino se maravilha com as coisas que se diziam dele”. Com Maria, somos chamados também a nos maravilhar com o poder de Deus e com as palavras de encorajamento que d’Ele recebemos através de pessoas, de pregadores, missionários, sacerdotes e meios de comunicação católicos. Estes instrumentos de Deus foram a boca do “velho Simeão” que nos ajudaram a contemplar Deus, mesmo em meio aos sofrimentos da história presente.

Finalmente, a Maria foi dada uma palavra que, aparentemente, parecia uma tragédia: “Uma espada te traspassará a alma”. Mas não é bem assim! Nesta profecia, foi revelada a dinâmica do amor. Quando se decide amar alguém, tem que haver a disposição de pagar o preço de tal escolha. Maria tornou-se vulnerável. Nisso ela nos revela como Deus age escolhendo a fragilidade, pois é na “fraqueza que se revela a força de Deus”, a força do amor. Os que amam não temem expor-se ao sofrimento. Maria não foge, mas vai até a Cruz com seu Filho Jesus.

Todos os personagens envolvidos no episódio são compreendidos através dos olhos de Maria. Todos eles foram feridos pela “espada do amor”, e suas vidas se entrelaçaram com a vida de Jesus, que, consagrando-se ao Pai, consagrou a todos.

Nossa proposta de retiro mensal para este ano é caminhar com Maria. Na Canção Nova, nós aprendemos que foi ela “quem tudo fez”. Ela será nossa companheira ao longo destes meses onde serão propostas reflexões para o nosso crescimento espiritual.

Proposta de Retiro – mês de fevereiro

1- Mergulhe na Palavra de Deus e colha um versículo bíblico que será guia para todo este ano de 2023. Escreva-o em um lugar visível para que você se recorde ao longo do ano.

2- Faça um bom exame de consciência de como você está hoje em todos os aspectos: espiritual, físico, financeiro, relacional. A partir disso, faça um projeto de vida visando a reorganização de toda a sua vida.

3- Passos concretos: busque o sacramento da confissão, retome a frequência às Missas dominicais, separe um tempo do seu dia ao longo da semana para se dedicar à leitura da Palavra de Deus e à oração pessoal.