ANO DA ORAÇÃO

O Pai-Nosso como modelo para todas as orações

Desde a criação do homem, a oração tem sido a expressão mais profunda do homem na escuta de Deus, provocado pelos anseios profundo do coração humano.

O fato de sermos imagem e semelhança de Deus nos coloca em contínuo colóquio entre criatura e Criador, e é Deus quem interpela o homem, e assim acontece o diálogo. Esse diálogo pode ser audível ou silencioso, através de ritos ou preces, de alguma forma o coração do homem busca essa comunicação.

Na história da salvação, encontramos esses momentos em que Deus e homem se encontram, e desse encontro nascem as alianças, Deus se revela ao homem e faz dele companheiro de caminhada. Desse encontro, o homem é purificado e Deus glorificado.

Série Ano da Oração: O Pai Nosso como modelo para todas as orações

Anastasiia Stiahailo / GettyImages

O Papa Francisco, na sua exortação para o ano da oração, fala-nos desse assunto tomando por base a oração do Pai-Nosso como o modelo perfeito de oração, orientando-nos a rezar bem a partir dos pedidos da oração do Pai-Nosso. Abaixo, colocamos a estrutura do Pai-Nosso com os sete pedidos que fazemos. Observemos cada um e assim vamos melhorar nossa oração.

1. Santificado seja o vosso Nome: Esse pedido expressa a reverência e o respeito a Deus, reconhecendo a santidade do Seu nome e desejando que Ele seja glorificado em todas as coisas. Essa glorificação consiste em reconhecer seu domínio sobre todas as coisas.

2. Venha o vosso Reino: Refere-se ao desejo pela manifestação do Reino de Deus na Terra, onde a justiça, a paz e a bondade prevalecem. É um anseio pela realização do plano divino. Eu priorizo a soberania de Deus sobre mim e toda criação, reconhecendo a finalidade para qual todas as coisas foram criadas.

3. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu: Este pedido é uma entrega à vontade de Deus, pedindo que assim como as coisas são feitas no céu, também sejam realizadas na terra, refletindo a submissão do ser humano ao plano divino.

4. O pão nosso de cada dia nos dai hoje: Representa o pedido por sustento físico e espiritual. É um reconhecimento da dependência de Deus para as necessidades diárias e um pedido por provisão.

5. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido: Esse pedido enfatiza a importância do perdão, tanto ao receber quanto ao conceder. Reconhece a fragilidade humana e a necessidade de reconciliação.

6. E não nos deixeis cair em tentação: Um pedido por proteção contra as tentações e provações que podem levar ao pecado. É um reconhecimento da luta espiritual e a necessidade de ajuda divina.

7. Mas livrai-nos do mal: Este pedido busca a proteção de Deus contra o mal, tanto em suas formas espirituais quanto físicas. É um clamor por segurança e libertação das forças malignas.

.:Entenda cada parte da oração do Pai-Nosso
.:Pai Nosso: a oração dos filhos
.:Série Ano da Oração: “Todo o nosso bem vem da oração”

Esses pedidos refletem a relação entre o ser humano e Deus, expressando adoração, dependência, arrependimento e a busca por uma vida em conformidade com a vontade divina.

Eis portanto o aprendizado que Jesus nos dá sobre a oração e se você deseja aprofundar em mais detalhes, procure no Catecismo da Igreja, pelos números de 2558 a 2865.