REFLEXÃO

Qual o sentido da esmola no tempo quaresmal?

A esmola nos leva a uma conversão em relação aos outros

Uma das graças que temos em nossa Igreja é o fato de vivermos guiados à luz de uma liturgia com tempos litúrgicos específicos que norteiam a vivência da nossa fé. No tempo quaresmal, a Igreja nos convida a viver uma preparação para a Páscoa, que é a celebração maior do mistério da nossa fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

:: Onde está o teu irmão?

Nesse sentido, a Quaresma é um tempo forte de conversão, de reflexão e interiorização. É também um tempo de combate espiritual para nos fortalecermos na luta contra o mal, que nos separa de Deus. Dessa forma, o tempo quaresmal é um tempo litúrgico caracterizado pelo forte apelo à conversão e à preparação não somente para a vivência litúrgica da Páscoa, mas, sobretudo, para a nossa páscoa definitiva, isto é, o nosso encontro pessoal com Deus.

Dar esmola dos seus bens e não se desviar de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti.” | Foto ilustrativa: levi086 by Getty Images

E para vivermos bem este tempo, Nosso Senhor nos deu três armas espirituais: o jejum, que nos propõe uma conversão em relação a nós mesmos; a esmola, que nos leva a uma conversão em relação aos outros; e a oração, que nos leva a uma conversão em relação a Deus.

Sobre o tema da esmola e do amor que devemos ter para com os mais necessitados, o próprio Jesus nos exortou por meio do sermão da montanha, dizendo: “Dá a quem te pede” (Mt. 5,42a). Também o Apóstolo Paulo falou dessa realidade à Comunidade de Corinto quando disse: “Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor. 9,7).


Confira, no vídeo abaixo, o que o missionário Rafael Vitto fala sobre o assunto:

A Quaresma, portanto, é este tempo propício para nos aprofundarmos na vivência da fé cristã e, de modo especial, na vivência desses exercícios espirituais. Dentre os muitos gestos de misericórdia que podemos realizar, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos de caridade fraterna e é também um testemunho que agrada a Deus. (CIC 2447). Por essa razão, somos convidados, neste tempo quaresmal, a viver de forma mais intensa a virtude da caridade por meio da esmola, pois “Deus abençoa os que ajudam os pobres e reprova os que deles se afastam. (CIC 2443).

Por fim, como nos ensinam as escrituras sagradas, que cada um possa “dar esmola dos seus bens e não se desviar de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti.”

Deixe seu comentários

Comentário