SANTA CRUZ

Queres saber o teu valor? Olhe para a Cruz. Tu vales um Deus crucificado

Queres saber o teu valor? Olhe para a Cruz. Tu vales um Deus crucificado (Santo Agostinho)

Certa vez, tive contato com uma homilia do Cardeal José Tolentino de Mendonça e, diante de suas palavras, meu coração deu um salto de consciência tamanho, que era como se escutasse a tradução de uma obra complexa, porém, de maneira simples e sábia. Disse ele que “o Menino do presépio dá-nos a medida do humano”, e mais, que “no presépio, cada homem e cada mulher passa a valer mais, porque, no presépio, ganhamos a consciência daquilo que somos, ganhamos a certeza desse amor de Deus que nos acompanha” (Homilia proferida na Igreja de Nossa Senhora da Assunção [Sé, Catedral do Funchal], 22 dez. 2022).

É com essas breves palavras que inicio este artigo. De fato, você tem consciência da sua grandeza? O Salmo 8 aprofunda o sentido: “Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: ‘Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?’”.

Nossas sociedades transparecem que há uma certa hesitação e um certo pessimismo em relação à pessoa humana. Achamos que o ser humano vale pouco, que uma vida não tem assim tanto valor, sobretudo quando é uma vida que não produz, é mais frágil, mais vulnerável. O Cardeal continuou: “Achamos que até podemos descartá-la” (idem). Neste momento, Jesus nos faz um convite. Não muito agradável. Porém, é como quando nossa mãe nos pede para tomarmos um remédio: por mais amargo que seja, ele nos cura. Olhemos para a Cruz! Ali, encontraremos respostas às perguntas mais difíceis de nossa existência. Nós valemos um Deus crucificado.

Queres saber o teu valor? Olhe para a Cruz. Tu vales um Deus crucificado

Arkira / GettyImages

Papa Francisco nos lembra que para alguns a Cruz parece muda, só anuncia dor. No entanto, para os cristãos é um convite a sermos generosos, a unirmo-nos a Jesus que nos espera para nos conceder a mesma capacidade de viver sempre com amor e não dar espaço às consequências do pecado. Na Cruz, o Senhor restaura a natureza ferida do homem: perante a maior injustiça, Jesus não permite que no seu coração humano nasça o ressentimento, a desobediência, o ódio etc. Só alguém com a força de Deus podia fazer isso. Cristo crucificado está recriando o homem e entrega-nos essa nova vida nos sacramentos. Por isso, levar a Cruz não consiste apenas em “suportar com paciência as tribulações cotidianas, mas em viver com fé e responsabilidade esta parte de cansaço e de sofrimento que a luta contra o mal traz consigo. (…) Assim o compromisso de ‘tomar a cruz’ converte-se em participação com Cristo na salvação do mundo”.

“Para um cristão, exaltar a cruz quer dizer entrar em comunhão com a totalidade do amor incondicional de Deus pelo homem” (Bento XVI, Discurso, 14/09/2012).

Abraçar a cruz é um ato de fé pelo qual desejamos viver apenas do amor que Cristo nos oferece. Daí que São João Crisóstomo recorda que a Cruz acompanha a vida cristã, e isso é uma fonte de alegria: “Que ninguém, pois, se envergonhe dos símbolos sagrados da nossa salvação, da soma de todos os bens, daquilo a que devemos a vida e o ser” (São João Crisóstomo, Comentário ao Evangelho de Mateus, hom. 54, 4-5).

Por mais que nossas dores mais profundas nos assolem, nada poderia dimensionar a amplitude das dores de Cristo; e por isso mesmo Ele nos pode ajudar, Ele é o verdadeiro Caminho, a verdadeira Verdade e a verdadeira Vida; nada do que digam ou nos façam experimentar se assemelha a tal plenitude dessas palavras. E mais, somos dignos de receber d’Ele tais dons, porque a Santíssima Trindade nos ama. Na realidade, só no mistério do Verbo Encarnado se esclarece verdadeiramente o mistério do homem. Adão, de fato, o primeiro homem, era figura do futuro (Rom 5, 14), isto é, de Cristo Senhor. Cristo, que é o novo Adão, na própria revelação do mistério do Pai e do seu Amor revela também plenamente o homem ao mesmo homem e descobre-lhe a sua vocação sublime. E depois ainda: Imagem de Deus invisível (Col 1,15), Ele é o homem perfeito, que restitui aos filhos de Adão a semelhança divina, deformada desde o primeiro pecado. Já que n’Ele a natureza humana foi assumida, sem ter sido destruída, por isso mesmo também em nosso benefício ela foi elevada a uma dignidade sublime. Porque, pela sua Encarnação, Ele, o Filho de Deus, uniu-se de certo modo a cada homem. Trabalhou com mãos de homem, pensou com uma mente de homem, agiu com uma vontade de homem e amou com um coração de homem. Nascendo da Virgem Maria, Ele se tornou verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado (cf. Gaudium et spes, 22) Ele, o Redentor do homem.

São João Paulo II disse que o Filho de Deus vivo fala aos homens também como Homem: é a sua própria vida que fala, a sua humanidade, a sua fidelidade à verdade e o seu amor que a todos abraça. Fala, ainda, a sua morte na Cruz, isto é, a imperscrutável profundidade do seu sofrimento e do seu abandono. Continua o Papa polaco, a Igreja não cessa nunca de reviver a sua morte na Cruz e a sua Ressurreição, que constituem o conteúdo da vida quotidiana da mesma Igreja. De fato, é por mandato do próprio Cristo, seu Mestre, que a Igreja celebra incessantemente a Eucaristia, encontrando nela “a fonte da vida e da santidade” (Litanias do Sagrado Coração), o sinal eficaz da graça e da reconciliação com Deus e o penhor da vida eterna. A Igreja vive o seu mistério e nele vai haurir sem jamais se cansar, e busca continuamente as vias para tornar este mistério do seu Mestre e Senhor próximo do gênero humano: dos povos, das nações, das gerações que se sucedem e de cada um dos homens em particular, como se repetisse sempre, seguindo o exemplo do Apóstolo: “Tomei a resolução de não saber, entre vós, outra coisa, a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado” (1Cor 2, 2). A Igreja permanece na esfera do mistério da Redenção, que se tornou precisamente o princípio fundamental da sua vida e da sua missão.

Leia mais
.:O valor do homem!
.:Olhar para a Santa Cruz é contemplar a salvação

Por fim, a visão cristã tem a peculiaridade de afirmar e justificar o valor incondicional da pessoa humana e o sentido do seu crescimento. A vocação cristã ao desenvolvimento ajuda a empenhar-se na promoção de todos os homens e do homem todo. Escrevia Paulo VI: “O que conta para nós é o homem, cada homem, cada grupo de homens, até se chegar à humanidade inteira” (Centesimus annus (1 de Maio de 1991), 53-62). A fé cristã ocupa-se do desenvolvimento sem olhar a privilégios nem posições de poder nem mesmo aos méritos dos cristãos — que sem dúvida existiram e existem, a par de naturais limitações (Populorum progressio ,12) —, mas contando apenas com Cristo, a Quem há-de fazer referência toda a autêntica vocação ao desenvolvimento humano integral.

O Evangelho é elemento fundamental do desenvolvimento, porque lá Cristo, com “a própria revelação do mistério do Pai e do seu amor, revela o homem a si mesmo” (Gaudium et spes, 22). Instruída pelo seu Senhor, a Igreja perscruta os sinais dos tempos e interpreta-os, oferecendo ao mundo “o que possui como próprio: uma visão global do homem e da humanidade” (Populorum progressio, 13). Precisamente porque Deus pronuncia o maior “sim” ao homem (Bento XVI, 19 out. 2006), este não pode deixar de se abrir à vocação divina para realizar o próprio desenvolvimento. A verdade do desenvolvimento consiste na sua integralidade: se não é desenvolvimento do homem todo e de todo o homem, não é verdadeiro desenvolvimento. Esta é a mensagem central da Populorum progressio, válida hoje e sempre. O desenvolvimento humano integral no plano natural, enquanto resposta a uma vocação de Deus criador (Populorum progressio 16, procura a própria autenticação num “humanismo transcendente, que leva [o homem] a atingir a sua maior plenitude: tal é a finalidade suprema do desenvolvimento pessoal” (Ibid., 16). Portanto, a vocação cristã a tal desenvolvimento compreende tanto o plano natural como o plano sobrenatural, motivo por que, “quando Deus fica eclipsado, começa a esmorecer a nossa capacidade de reconhecer a ordem natural, o fim e o ‘‘bem” (Bento XVI, 17 de jul. 2008).

Pare e medite o que você leu. Experimente a profundidade das palavras, coloque-se diante do Mistério da Cruz. Porque ela foi o seu preço! Queres saber o teu valor? Olhe para a Cruz. Tu vales um Deus crucificado. O Mistério Pascal é o centro mistérico de toda a vida litúrgica da Igreja; Sua Paixão, Morte e Ressurreição nos apontam ao que somos. Somos – amados – filhos de Deus!

Deixe seu comentários

Comentário