Como pode haver um julgamento particular no final da vida de cada pessoa e outro julgamento no final dos tempos, em que todos serão julgados coletivamente? Isso parece absurdo. Tomemos, por exemplo, os condenados ao inferno. Os católicos estão alegando que essas pessoas terão sido condenadas em seu julgamento particular, então, na Segunda Vinda, arrancadas do inferno, entregues seus corpos, julgadas novamente e, depois, lançadas de volta ao inferno?
Em suma, as respostas a essas perguntas são todas afirmativas, mas com alguma explicação necessária. Especialmente, em relação a parte sobre as pessoas serem “arrancadas do inferno”.
Há quatro pontos a serem considerados para responder a essas perguntas:
- Sim, devemos acreditar, como católicos, que existe o que a Igreja chama no Catecismo (CIC 1022) como o “julgamento particular” imediatamente após a morte de cada pessoa humana:
- Ao morrer, cada homem recebe na sua alma imortal a retribuição eterna, num juízo particular que põe a sua vida em referência a Cristo, quer através duma purificação (611), quer para entrar imediatamente na felicidade do céu (612), quer para se condenar imediatamente para sempre (613).
«Ao entardecer desta vida, examinar-te-ão no amor» (614).
Esta verdade é atestada em textos da Palavra como Hebreus 9, 27: “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. E está implícito em Lucas 16, 19-23, quando Jesus nos conta a famosa parábola de Lázaro e o rico. O rico viveu prodigamente nesta vida, enquanto o pobre Lázaro definhava na pobreza, mas em suas respectivas mortes cada um foi imediatamente para sua recompensa eterna. O pobre Lázaro entrou no paraíso enquanto o rico entrou na condenação eterna (CIC 1021, nota de rodapé 593). O julgamento particular de cada um é uma inferência necessária para dar sentido ao texto.
São Paulo nos diz que aqueles que estão “vivos e permanecem” no momento da vinda de Cristo nunca provarão a morte (1 Tessalonicenses 4, 16-17; 1 Coríntios 15, 51). Assim, presumivelmente, estes também serão isentos de um julgamento particular. Eles parecem proceder imediatamente ao julgamento final.
- Devemos também reconhecer como católicos que haverá o que a Igreja chama de julgamento final no fim dos tempos, no qual todos serão julgados corporativa e publicamente. De acordo com a Sagrada Escritura, isso é claramente separado e distinto do julgamento particular, como declara o CIC 1038:
A ressurreição de todos os mortos, “tanto dos justos como dos injustos” (Atos 24, 15), precederá ao Juízo Final. Esta será “a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a voz [do Filho do homem] e sairão, os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5, 28-29). Então, Cristo virá na sua glória, e todos os anjos com ele. Diante dele, serão reunidas todas as nações, e ele as separará umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e colocará as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna (Mt 25, 31, 32, 46).
- Por mais estranho que possa parecer, é apropriado que haja um julgamento final após o julgamento particular por três razões essenciais. Primeiro, e mais importante, o julgamento final revelará plenamente a justiça e a glória de Deus para todos verem. Isso não é realizado no julgamento privado e particular de cada homem. Mesmo deste lado do véu, é uma enorme fonte de conforto para todos saber que naquele julgamento final, como diz CIC 1040,
Conheceremos o significado último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação e compreenderemos os caminhos maravilhosos pelos quais a Providência [de Deus] conduziu tudo ao seu fim último. O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa sobre todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que o amor de Deus é mais forte que a morte.
Mas quando a revelação da eternidade realmente ocorrer, o nível de alegria e consolo estará além do que podemos imaginar agora. Pois “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem o coração do homem concebeu, o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2, 9).
Além disso, as implicações completas do bem e do mal que fazemos em nossa vida não serão totalmente compreendidas no momento de nosso julgamento particular. Estes terão efeitos em cascata sobre nossos filhos, filhos de nossos filhos, etc., e sobre aqueles ao nosso redor, e aqueles ao redor deles, ao longo dos anos entre nosso julgamento particular e o fim dos tempos. Tudo isso será totalmente revelado no julgamento final.
E, finalmente, uma vez que pecamos e fazemos atos virtuosos como um composto corpo/alma, é apropriado que também sejamos julgados como um composto corpo/alma. Isso também não ocorre em nosso julgamento particular, no julgamento final.
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- Mas e quanto ao aparente absurdo do condenado ser “tirado do inferno, julgado e lançado de volta ao inferno?”
Essa pergunta pode muito bem trazer uma noção errônea da natureza do céu e do inferno que precisa ser corrigida. Tanto o céu quanto o inferno não são principalmente locais; antes, são estados de ser. O inferno é, como diz CIC 1033, “[o] estado de autoexclusão definitiva da comunhão com Deus e os bem-aventurados”. E quando se trata dos castigos do inferno (e poderíamos acrescentar aqui também o purgatório), CIC 1472 diz:
Esses dois castigos (falando de purgatório e inferno) não devem ser concebidos como uma espécie de vingança infligida por Deus de fora, mas como decorrentes da própria natureza do pecado.
Assim, novamente, o inferno não é tanto um “lugar” no qual alguém pode ser “lançado” em um sentido literal, mas um estado de ser. Então, nesse sentido, não se pode ser “tirado do inferno”, porque o inferno está onde quer que estejam os condenados!
Além disso, porque os condenados não têm corpos antes do fim dos tempos, eles não têm localização como você e eu entendemos. São espíritos puros. Portanto, não podemos realmente falar do inferno como um “lugar” agora, pelo menos não como entendemos “lugares”. No entanto, após a ressurreição, porque aqueles no inferno terão corpos, certamente poderíamos falar deles tendo uma espécie de “local” ou “lugar”.
Mas mesmo aí temos de ter cuidado. Não é como se os condenados ou os justos pudessem “deixar” o inferno ou o céu “sair” também. O céu e o inferno não têm “localização” nesse sentido. Novamente, o inferno e o céu ainda estão essencialmente presentes onde quer que os condenados e os justos estejam “localizados”, mesmo após a ressurreição do corpo.