Especial Tudo Deixei por Ti
Ordenação 2024
Parte 5
No último episódio da série com José Dimas, confira as motivações do seu lema diaconal:
SUB TUUM PRAESIDIUM | Debaixo da Vossa Proteção
O Especial Ordenação 2024 tem como objetivo contar a história dos quatros missionários e futuros sacerdotes da Comunidade Canção Nova
No próximo dia 8 de dezembro, José Márcio Junior, Valdeir Bento, José Dimas da Silva e Rafael Vitto serão ordenados diáconos provisórios e, futuramente, ordenados sacerdotes. Neste mês de novembro, vamos conhecer a trajetória e história que levou a vida desses jovens a uma escolha definitiva e entrega total a Cristo por meio do Sacramento do Sacerdócio.
08 – Lema Diaconal – Leia a descrição do vídeo
Ao longo desses anos, a presença de Nossa Senhora tem sido muito marcante em minha vida. A Virgem Maria faz parte da minha vida, da minha vocação. Consagrei-me a ela pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort. Tinha doze anos de idade quando me consagrei, entregando-me inteiramente a Jesus pelas mãos de Maria. Ao longo desses anos, estando na Canção Nova, percebi que Nossa Senhora tem sido essa presença materna, de mestra e amiga em minha vida, acompanhando-me, guiando-me e conduzindo-me.
Ao retornar de Gravatá, em 2020, para concluir o seminário, terminar a filosofia e continuar a teologia, voltei muito ferido, com muitas coisas em meu coração. Minha família não estava bem; tive de partir e retornar, carregando muitas feridas no coração. Lembro-me de que tenho, em meu quarto, na cabeceira da minha cama, um ícone da Virgem do Perpétuo Socorro, bem grande. Um quadro que ganhei há muitos anos e que considero um dos ícones mais belos da Santíssima Virgem. Na verdade, o nome original é Virgem da Paixão.
:: José Dimas | Vocacional, padre ou missionário
:: José Dimas | Origem, Pernambucano, Padre desde criança
Lembro-me de deitar na cama e chorar. Chorava… vivendo aquelas dores. Tendo que perdoar muitas pessoas. Olhava para o ícone da Virgem Maria e dizia: “Nossa Senhora, estou como o chinelinho do menino”. Nesse quadro, se observarem a Virgem do Perpétuo Socorro, o chinelinho do menino está pendurado. Eu dizia: “Sinto-me pendurado, mas o fio que me segura é muito forte. É a minha devoção a Senhora.” Portanto, se permaneci até hoje com fidelidade, entrega e doação em meio às cruzes e ao sofrimento, devo muito a essa presença de Maria em minha vida.
Quando comecei a rezar para escolher o lema de minha ordenação diaconal, o lema que surgiu em meu coração é da oração mais antiga de Nossa Senhora, datada do século IV, chamada Sub tuum praesidium – “debaixo de vossa proteção”. Aprendi a rezar essa oração quando criança. Por muitos anos, eu a rezei dez vezes ao dia. É uma das orações antigas de que mais gosto e amo para rezar a Nossa Senhora, a cuja proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. E meu lema diaconal é este: Sub tuum praesidium, “debaixo de vossa proteção”, porque sinto que minha vida como diácono será marcada — como minha vida já é marcada pela presença de Maria — e porque quero viver meu diaconato debaixo da proteção de Nossa Senhora; meu diaconato será vivido sob o olhar da Mãe de Deus, sob o olhar de Nossa Senhora. Então, tudo o que eu fizer, tudo o que disser na minha vida, na minha vocação, lembrarei sempre disso: “debaixo de vossa proteção”.
Meu lema diaconal expressa a grande verdade de que minha história inteira foi sob a proteção de Nossa Senhora. A Virgem já me livrou de muitas coisas; muitas vezes, quando queria desistir, parar de caminhar, ela me impulsionava para frente. Minha vida sempre se desenvolveu sob essa temática mariana, sob a proteção da Mãe de Deus. E assim quero viver como diácono: sob a poderosa proteção de Nossa Senhora.
Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias