COMO ADORAR?

Somos chamados a adorar Jesus na Eucaristia e na Palavra!

“Essa intimidade com Jesus, no íntimo da alma, é que foi o belo sol a iluminar minha vida” (Santa Elisabete da Trindade)

Um dos grandes desafios no caminho da santidade é a busca pela intimidade com Deus na vida de oração. Deparamo-nos com as nossas inconstâncias, e viver em uma profunda comunhão com Deus requer perseverança, disciplina. Mas é um fato concreto: santidade requer intimidade e comunhão com Deus, e isso significa ter uma vida de oração.

Para quem trilha esse caminho, um dos questionamentos que pode surgir é sobre como viver a vida de oração. Por muitas vezes, podemos confundir a oração apenas com petições e súplicas, enquanto, na verdade, vai além disso. Um grande salto que podemos dar na vida de oração é quando encontramos o lugar da adoração. A adoração é uma das formas propícias para vivermos de maneira profunda esse relacionamento com Deus.

Somos chamados a adorar Jesus na Eucaristia e na Palavra!

Wesley Almeida/cancaonova.com

E como adorar?

No livro ‘Agora meus olhos Te viram‘ de Padre Jonas Abib, somos levados a compreender que adorar é uma grande graça, pois, assim, “devolvemos a Deus a porção de glória a que Ele tem direito”. Em outra referência importante, a obra ‘Teologia da Perfeição Cristã’ do Frei Antonio Royo Marín, O.P., encontramos como definido que, pela adoração, “testemunhamos a honra e a reverência que a excelência infinita de Deus merece e nossa submissão diante d’Ele”. Podemos entender com isso que adorar é dar a Deus o lugar que lhe é devido em nossa vida, ou seja, o primeiro; ao mesmo tempo, colocamo-nos junto d’Ele e necessitados d’Ele.

Mas se engana quem acredita que a adoração se limita a um momento ou a instantes. Nas palavras do próprio Cristo, revela-se que “O Pai está buscando adoradores que o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4,23).

Somos chamados a adorar em cada instante e em todas as situações. Nas lutas, nas dificuldades, na dinâmica do dia a dia, em tudo precisamos reconhecer e recordar o lugar de Deus em nossa vida, colocarmo-nos junto d’Ele, vivendo essa comunhão e intimidade, e nos assumirmos como necessitados do auxílio divino.

Isso pode parecer uma grande novidade para você, pois quando se fala em adoração, imediatamente nos lembramos da Sagrada Eucaristia e da Adoração Eucarística. É claro que a Eucaristia é um momento propício, oportuno e necessário de adoração: é o próprio Cristo presente ali na aparência de pão. Adoramos na Eucaristia um grande mistério do amor de Deus por nós! E Ele, na Sua infinita bondade e misericórdia, quis que o Seu próprio Filho não apenas viesse a nós na Encarnação, mas temos Jesus Cristo em cada Eucaristia diante dos nossos olhos. Por esse mistério de amor, não podemos ter outra atitude que não seja nos rendermos a Ele e adorar, reconhecendo a Sua grandeza e a nossa pequenez, a Sua grande misericórdia diante da nossa miséria. É por isso que precisamos buscar esses momentos de adoração eucarística.

Se buscarmos viver a adoração eucarística, estamos dando um grande passo! Mas precisamos ser impulsionados a viver o que Jesus disse à samaritana: precisamos assumir o nosso lugar de adoradores em espírito e em verdade.

Se em todas as ocasiões somos chamados a nos voltar para Deus, a nos recordarmos do Seu amor e nos rendermos em adoração, temos ainda uma grande oportunidade de vivermos esse encontro no nosso dia: a experiência com a Palavra de Deus. Por meio da Palavra, nós nos encontramos com Cristo! Encontramos nas Escrituras direcionamentos que regem a nossa vida. É um encontro pessoal e que também nos leva a adorar Jesus! A experiência com a Palavra de Deus é uma forma concreta de darmos um passo em direção ao Senhor. É uma forma clara e concreta de decidirmos viver esse encontro e adentrar essa comunhão mais profunda!

Leia mais
.:Orações para fazer diante de Jesus Eucarístico
.:Quais são os efeitos e os benefícios da adoração?

Com isso podemos compreender que não há desculpas para não sermos verdadeiros adoradores. Em tudo somos chamados a adorar. Por isso, se há no seu coração o desejo de dar este passo na sua relação com Deus, buscando estabelecer cada vez mais esta profunda comunhão e intimidade com Ele, trilhe este caminho:

Busque momentos para viver a adoração eucarística. Vá ao Santíssimo Sacramento e invista tempo diante do Senhor. Adore o Senhor! Quando comungar, não perca tempo! Aproveite cada instante da sua ação de graças para rezar, para adorar e, principalmente, para estar com o Senhor, mesmo que silenciosamente.

Estabeleça, no seu dia, o momento oportuno para viver sua experiência com a Palavra de Deus e se encontrar com o próprio Deus. Este mês de setembro, o mês da Bíblia, é uma perfeita oportunidade para dar esse passo. Viva sua experiência de adoração a Jesus por meio da Palavra. Leia os Evangelhos com esse desejo de viver uma experiência e não apenas fazer uma leitura. Queira viver o seu encontro com Ele.

Viva o seu dia em comunhão com Deus. Nas suas atividades e trabalhos, lembre-se do Senhor! Busque recordar o que você viveu na Capela, na adoração eucarística, e o que Ele te falou por meio da Palavra; em um breve momento, atualize essa experiência. Essa é uma forma simples e muito eficaz de buscar a comunhão com Deus no meio da rotina.

Assuma o seu lugar de adorador e caminhe, cada vez mais, nessa comunhão com Deus!

Deus abençoe sua caminhada.

Deixe seu comentários

Comentário