2º Domingo da Quaresma | Ouçamos a Palavra de Deus

2º Domingo da Quaresma

Gn 12,1-4a; Sl 32; 2Tm 1,8b-10; Mt 17,1-9

Devemos ouvir e praticar o que ouvimos na Palavra

Deus continua a nos falar, agora cabe a cada um de nós ouvir a Palavra de Deus; ouvir a direção que Ele tem para nós. O tempo da Quaresma é para isso, é tempo de entrarmos em intimidade com Ele, de estarmos em união com Ele e darmos frutos. Colocarmos a Palavra que ouvimos em prática. Abrão escutou a  voz do Senhor que dizia: “Sai desta terra, da casa do seu pai e vai para a terra que eu te mostrar“. Que homem de fé, que homem de Deus, que homem ousado foi Abrão. Ele teve uma experiência com um único Deus e largou todas as suas estruturas para seguir a Deus. Ele ouviu e praticou o que ouviu. É tempo de oração, jejum e caridade. Devemos viver intensamente estes exercícios, porque eu e você ainda não nos convertemos. Nosso Senhor insiste conosco. Escute a Palavra de Deus, deixe outros deuses e siga o Deus verdadeiro.
Abrão não via nada, a não ser a realidade dele: a esposa estéril, uma estrutura de vida. Como aventurar-se em um lugar que não conhecia? Mas porque Deus falou, ele foi. Será que hoje nós temos a coragem de deixar a estrutura de pecado e nos aventurarmos na Palavra de Deus? Nos aventurarmos em ouvir e praticar a Palavra?

DSC_7379

Foto: cancaonova.com

Você tem entrado em intimidade com Deus?

No Evangelho, Jesus subiu a montanha. A montanha tem este significado de intimidade com Deus. Você tem entrado em intimidade com Deus? Cada vez que participamos da Santa Missa nós temos esta oportunidade. Se Deus vai falar comigo eu preciso estar com o coração aberto. Nosso Senhor aqui se transfigura mais uma vez a nós. Através da Palavra, Ele nos instruí; da Eucaristia nos alimenta.

Os três discípulos ficaram maravilhados ao ver a Lei através de Moisés, a profecia através de Elias, que confirmam o ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eles dizem: “É bom estarmos aqui, vamos fazer três tendas”. E então ouvem a Voz. Ali a está a presença da Santíssima Trindade. ”Este é o meu filho muito amado , no qual eu pus todo o meu agrado.Escutai-o”. Este é o grande espetáculo: acolher Jesus como Senhor, como Filho amado de Deus. Escutar e praticar a sua Palavra. Aqui no monte somos instruídos pela Palavra, aqui Nosso Senhor se revela a nós. Nós somos chamados a sermos um espetáculo para o mundo praticando a Palavra. Ele é a Palavra que se encarnou e se entrega a nós. Que sejamos bons receptores da Palavra de Deus.

 

Padre Marcio Prado, Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário