Jubileu dos enfermos: compaixão diante das limitações

Padre Fernando Santamaria pede compaixão e compreensão aos enfermos e Profissionais de saúde

Neste Domingo, 26 de junho, o Santuário do Pai das Misericórdias celebrou o Jubileu dedicado aos Enfermos, Pessoas com deficiência e Profissionais de saúde.

Os Jubileus são um tempo de bênção de forma especial para um determinado grupo. O Padre Fernando Santamaria presidiu à Eucaristia, que contava com a presença de peregrinos que estavam participando do Kairós A Cura da Depressão.

Diácono Nelsinho, da Comunidade Canção Nova, proclamando o Evangelho

O sacerdote, meditando a liturgia do dia, declarou que Jesus tomou uma livre decisão: “Neste mistério da firme decisão do Senhor estava incluído a mim e a você porque Ele foi para Jerusalém para nos salvar. Para revelar plenamente pelo Seu mistério pascal o Seu amor misericordioso e salvífico. Por isso, essa firme decisão que Jesus tomou foi pensando também e você, pensando em mim. O amor do Senhor não exclui ninguém.

A nossa vocação é habitarmos em céus novos e uma terra nova.

Também nós, cristãos, discípulos de Cristo, precisamos tomar também uma livre decisão: “E, nós também, irmãos, somos chamados a tomar uma firme decisão.(…) O que não pode acontecer é que eu e você não tomemos em comum. Porque é a nossa vocação comum: habitarmos na nova Jerusalém, na Jerusalém celeste, da qual esta Jerusalém da terra é apenas uma é apenas uma imagem. A nossa vocação é habitarmos em céus novos e uma terra nova. E, para isso, precisamos como o Senhor Jesus e no Senhor Jesus, tomarmos uma firme decisão. E, não estou dizendo que você nunca tomou. Mas, nesta Eucaristia, se você ainda não tomou, é tempo de tomar. Se já tomou essa firme decisão vamos renovar. Porque no caminho, no seguimento de Cristo, podemos sempre crescer, sermos melhores.”

Na glória da vida eterna, o convívio com Deus na nova Jerusalém

“Deus já mora conosco. Deus mora neste Santuário do Pai das Misericórdias, Deus mora neste mundo, Deus mora nos nossos corações. Mas nada se compara à morada da nova Jerusalém: o que será céus novos e uma terra nova. Somente saberá quem lá chegar. Essa é a sua vocação: descobrir com a vida, na vida eterna, o que significa morar junto de Deus na nova Jerusalém.”

Na nova Jerusalém, não haverá mais lágrimas, nem enfermos, nem sofrimento

Quando o Senhor vier, Deus enxugará as lágrimas, e não haverá mais morte: “Não haverão mais os enfermos, os doentes, os profissionais de saúde também, não terão mais essa necessidade de exercer essa função. Não haverá mais a depressão. Não haverá. Isso tudo ainda acontece no tempo. Isso tudo ainda espera de mim e de você uma resposta de amor misericordioso. Caminhar para a nova Jerusalém, para céus novos e terra nova. É ter uma firme decisão de amar como o Senhor nos amou e continua a amar. Com esse amor misericordioso, com esse amor que nos prepara para céus novos e uma terra nova. Como se preparar? Amando, meu irmão, minha irmã!

E que oportunidade maravilhosa que temos de nos amar com um amor misericordioso quando nós nos deparamos com as nossas diferenças, com as nossas fraquezas, com as fraquezas, limites, imperfeições, misérias uns dos outros. Não é fácil esse aprendizado.”

Espírito Santo: fogo do céu para a nossa construção

povo

Assembleia no Santuário do Pai das Misericórdias

Fazendo referência à dificuldade histórica entre os samaritanos e os judeus, o sacerdote comenta o Evangelho deste XIII Domingo do Tempo Comum (Lc 9,51-62): “Quando nos deparamos com as diferenças entre nós, já em casa: esposo, esposa, pais, filhos, vice-versa, vai ampliando, para a família, vai ampliando para os vizinhos, vai ampliando para as pessoas de outras igrejas com outras doutrinas, vai ampliando para pessoas de outras religiões (…). Será que a nossa reação, às vezes, não se parece com a destes apóstolos? (…) O Evangelho nos revela que é pelo amor misericordioso que chegaremos à nova Jerusalém.”

“Irmãos, todos nós temos limites. Só Deus é ilimitado: ilimitado em Seu amor e em Sua misericórdia. Por isso, Ele tem tanta paciência conosco e não nos trata enviando fogo do céu para destruir.  Ele envia sim, fogo do céu para nos construir, que é o fogo do Espírito Santo. (…) Quando eu e você nos depararmos com os limites, as imperfeições, ao invés de ficar centrado na sua razão, tão limitada como a minha, que Espírito Santo, o fogo do Espírito Santo nos centre em Jesus Misericordioso que tem como vontade que nós nos amemos.”

Você, enfermo, tenha compaixão de você mesmo

“Você que está doente, e nós nos sentimos tão humilhados quando estamos doentes, tão dependentes, tão fragilizado. Tenha compaixão de você. Você está assim, você não é a doença. Você não é um donte. Você está! Céus novos e uma terra nova, não haverá mais a doença. Você que tem deficiências acrescentadas, limites a mais do que os outros. Calma! Tenha compaixão de você mesmo. Não fique se comparando com quem não tem as suas deficiências. Você é único, irrepetível, incomparável. Não faça isso com você!”

No final da Eucaristia, os sacerdotes realizaram uma bênção dedicada aos enfermos e aos Profissionais de saúde presentes no Santuário do Pai das Misericórdias e os que acompanhava pela TV Canção Nova.