Nesta segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017, o Padre Edison de Oliveira celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.
O sacerdote alerta que devemos avançar no nosso caminho espiritual de caridade e desapego: “O homem rico deste Evangelho em diálogo com Jesus percebeu que ele era mais fiel a si mesmo do que a Deus. O homem rico também descobre os apegos do seu coração e a sua incapacidade de renunciar. Como este homem rico era fiel a si mesmo? Porque apenas cumpria os mandamentos, ou seja, a lei.
Quem vive apenas servindo a Deus por fidelidade a si mesmo, cedo ou tarde se decepciona. E onde, neste Evangelho está a manifestação da decepção deste homem rico? Quando Jesus disse ao homem que só uma coisa bastava a ele: ‘vai, vende tudo e dê aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois vem e segue-me’. Aqui é um paradoxo e o homem rico descobre a sua maior ‘pobreza’, pois ele era apegado a si mesmo. O Evangelho gera uma grande crise neste homem, porquanto ele se vê apegado a si mesmo. Então este homem descobre que a grande forma de desvencilhar desta crise e desapegar de si mesmo”.
O Evangelho é de São Marcos: “Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: ‘Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?’. Jesus disse: ‘Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!’ Ele respondeu: ‘Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude’. Jesus olhou para ele com amor, e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!’ Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: ‘Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!’ Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: ‘Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!’ Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: ‘Então, quem pode ser salvo?’ Jesus olhou para eles e disse: ‘Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível’.” (Mc 10,17-27)
Assista a homilia na íntegra:
Confira a liturgia do dia.
Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!