Aberta a Porta Santa no Santuário do Pai das Misericórdias

Canção Nova celebra abertura da Porta Santa e ordenação diaconal de oito seminaristas, no Santuário do Pai das Misericórdias

André Cunha
Da redação

Como em outras igrejas pelo mundo, o Santuário Diocesano do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), sede da Canção Nova, teve sua Porta Santa aberta na tarde deste domingo, 20. A celebração solene foi presidida pelo bispo diocesano de Lorena, Dom João Inácio Miller, concelebrada pelo fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, e dezenas de outros sacerdotes.

aberta_portaSanta

Bispo de Lorena abre Porta Santa no Santuário do Pai das Misericórdias / Foto: Daniel Mafra

Dom João ressaltou que, após um ano da dedicação do Santuário, o Papa Francisco abriu o Ano Santo da Misericórdia. Segundo o bispo, isso confirma que este tempo é uma graça e um desejo de Deus. “Eu como bispo me sinto muito feliz e muito tranquilo em abrir uma Porta Santa aqui, para este povo que vem receber as graças de Deus”.

O fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, destacou que a abertura da Porta Santa inaugura para a comunidade, para o povo de Deus e para o mundo, o tempo da misericórdia. Monsenhor Jonas, há muitos anos, profetizou que, com a construção deste Santuário, um tempo novo seria aberto na Canção Nova.

“Eu vejo a profecia realizada. Houve um lapso, agora se realiza. Toda a profecia é assim: se não há lapso, não é profecia. Agora, a profecia se realiza também com isso que está acontecendo no dia de hoje”.

Ordenação Diaconal

Primeiro grupo de seminaristas ordenados no Santuário do Pai das Misericórdias / Foto: Daniel Mafra

Primeiro grupo de seminaristas ordenado no Santuário do Pai das Misericórdias / Foto: Daniel Mafra

Além da abertura da Porta Santa, uma ordenação diaconal marcou a cerimônia desta tarde. Oito seminaristas da Comunidade Canção Nova foram ordenados pelas mãos de Dom João Inácio.

Para o novo diácono, Givanildo Xavier dos Santos, a junção da ordenação com a abertura da Porta Santa foi um marco, tanto para a Canção Nova, como para os que receberam o ministério diaconal. “É uma graça muito grande, ser ordenado diácono e no mesmo Ano da Misericórdia ser ordenado sacerdote. É a expressão da misericórdia de Deus na minha vida”.

.: Conheça os novos diáconos da Igreja

O diácono Leandro Paulo Couto afirma que a abertura da Porta Santa e a ordenação não são coincidências, mas manifestação da Providência Divina. “Vejo Deus falando comigo em tudo isso. Se hoje estou sendo ordenado, se estou aqui, é pela misericórdia de Deus. Por este olhar que ele teve comigo. E estou aqui com muita alegria, vibrando”.

Jubileu da Misericórdia: um programa de vida

Na homilia da Missa, Dom João Inácio Müller recordou as palavras do Santo Padre e convidou os cristãos a viverem, especialmente neste Jubileu da Misericórdia, o amor, o perdão, o sacramento da confissão e as obras de misericórdia.

“Nossa vida deve ter a marca dessas atitudes”, disse o bispo. “Trata-se de um verdadeiro programa de vida desse ano. Ninguém vai se preocupar em escrever um projeto de vida; já temos um projeto pronto. O convite é que caminhemos em Jesus, com Ele e como Ele”.

.: Leia a homilia completa

“Sejamos mais misericordiosos. Todos nós! Também aquele que faz a homilia. Vamos estender a presença do Senhor a todas as pessoas”, convidou.

Porta Santa

Uma multidão acompanhou a celebração no Santuário do Pai das Misericórdias. Após a Missa, os fiéis passaram pela Porta Santa para receber as indulgências próprias deste Ano Santo da Misericórdia.

a48eeb90-dacb-4bc6-8467-f4c3531f5b3a

Fiéis passam pela primeira vez na Porta Santa do Santuário do Pai das Misericórdias / Foto: André Cunha