PROGRAMAÇÃO

Missa de Cinzas marca o início da Quaresma

“Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19)

No próximo dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, os fiéis são convidados a recordar a brevidade da vida e a urgência da conversão do coração. 

Quarta-feira de cinzas 2025 - Santuário do Pai das Misericórdias

Confira os horários das Missas no Santuário do Pai das Misericórdias:

  • 7h00 – Presença do padre Donizete Heleno – Vice-presidente da Comunidade Canção Nova
  • 12h00 – Presença do padre Wagner Ferreira – Presidente da Comunidade Canção Nova
  • 18h30 – Presença do padre Sidney Dias – Reitor do Seminário Canção Nova  
  • 20h00 – Missa do Clube do Ouvinte – Presença do padre Edimilson Lopes – Comunidade Canção Nova e fundador dos Jovens Sarados

A Quarta-feira de Cinzas marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma para os cristãos. Padre Ricardo Rodolfo, vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, aponta cinco tópicos importantes para os fiéis viverem esse dia: 

1. Reflexão e Meditação: É um dia propício para dedicarmos à reflexão. Fazer um exame de consciência mais profundo e buscar o sacramento da reconciliação. A confissão é uma forma concreta de reconhecer os pontos que devemos crescer espiritualmente nessa Quaresma.  

2. Participação em Missas: Procurar receber as cinzas e iniciar o período de penitência com um firme propósito de mudança de vida e crescimento no amor a Deus. Devemos participar da Missa não apenas como um preceito, mas por amor a Deus. 

3. Jejum e Abstinência: Algumas pessoas optam por jejuar ou se abster de certos alimentos como uma forma de sacrifício. A Quaresma marca o período que Jesus passou no deserto, por isso encontrar um pequeno sacrifício para praticarmos neste dia e durante a Quaresma é uma maneira concreta de nos unirmos a Jesus nesse tempo.

4. Planejamento para a Quaresma: Este é um bom momento para pensar em práticas que você deseja adotar durante a Quaresma, como leitura espiritual, doações ou trabalhos voluntários. Nesse ano Jubilar, é importante programar uma peregrinação a uma Igreja Jubilar para alcançar as indulgências dispensadas a todos os fiéis. 

5. Cultivar a Gratidão: Agradecer por todas as graças já recebidas e ao sacrifício de Jesus na Cruz gera em nosso coração a Esperança. O ano Jubilar nos leva a essa atitude de perdoarmos a quem nos deve algo e sermos gratos, em primeiro lugar, ao perdão que recebemos diariamente do sacrifício da Cruz. 

Comunicação do Santuário do Pai das Misericórdias
Magda Ishikawa Florêncio

Deixe seu comentários

Comentário