CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR

“Jesus Eucaristia nos faz um apelo à reconciliação”

Celebração da Ceia do Senhor

Unido à Igreja em todo o mundo, o Santuário do Pai das Misericórdias iniciou o Tríduo Pascal com a celebração da Ceia do Senhor nesta Quinta-Feira Santa. Pelo segundo ano consecutivo, todos os ritos litúrgicos que atualizam o mistério do sofrimento e morte de Cristo estão sendo celebrados sem a presença dos fiéis, mas transmitidos ao vivo pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

O vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Wagner Ferreira, omitiu o tradicional rito do Lava-pés, seguindo orientação do Vaticano, que, em nota, recordou o drama da pandemia de coronavírus –  que acabou mudando alguns momentos dos ritos litúrgicos por conta das atuais restrições que vigoram em muitos países.

Missa da Ceia do Senhor recorda o papel do sacerdote na vida da Igreja – Foto: Bruno Marques

Embora sem a participação fervorosa da grande assembleia, que ano após ano participa das celebrações da Semana Santa na Canção Nova, a Missa da Ceia do Senhor foi marcada por um clima de ação de graças pelo sacerdócio ministerial, instituído por Cristo na Última Ceia, às vésperas de Sua Paixão e morte na cruz.

Padre Wagner manifestou profunda gratidão a Deus pela vida de tantos sacerdotes que “nos garantem o Pão do Céu” e buscam dar testemunho de uma vida comprometida com o mistério pascal de Cristo. A homilia foi também um momento de intercessão pelos padres idosos e por aqueles que estão cansados ou vivem situações de crise, angústia e solidão.

Ele afirmou que fazer memória da Páscoa do Senhor não é apenas recordar um fato que ficou na História, mas atualizar o sacrifício redentor do Cordeiro imolado. Ao refletir sobre a Sagrada Eucaristia, recordou a Carta Encíclica do saudoso Papa Joao Paulo II Ecclesia de Eucharistia: “A Igreja vive da Eucaristia, é ela que alimenta o povo em caminhada”.

Pe. Wagner Ferreira reflete sobre o sacramento da Eucaristia, instituído na Quinta-feira Santa – Foto: Bruno Marques

Eucaristia: fonte de reconciliação

Padre Wagner trouxe a reflexão de que a Eucaristia é instrumento de unidade. “Na nossa condição de peregrinos, somos tentados a viver a divisão, seja na família, no trabalho, no convívio social, tratando as pessoas, muitas vezes, com agressividade. Eucaristia é fonte de comunhão com o Senhor, mas também com nossos irmãos na fé. Hoje, Jesus Eucaristia nos faz um apelo para que nos reconciliemos”.

Igreja missionária

Padre Wagner reforçou o que o evangelista João já trazia nas Sagradas Escrituras: que Cristo, antes de se entregar, amou seus discípulos até o fim. “Eucaristia, portanto, é esse chamado de Jesus para que sejamos uma Igreja missionária, que dá a oportunidade às pessoas de experimentarem o amor misericordioso do Senhor.”

Tão Sublime Sacramento

O hino eucarístico cantado nas paróquias de todo o Brasil em momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento foi composto por São Tomás de Aquino. Padre Wagner lembrou que é esse grande doutor da Igreja que chama a Eucaristia de Sacramento do Amor. “Precisamos fazer valer a nossa fé no mistério eucarístico por meio de gestos concretos de amor aos irmãos”. E reforçou esse chamado à misericórdia a ser vivido também pelos padres, com palavras de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes: “o sacerdote é o amor do Coração de Jesus”.

Eucaristia – Sacramento do Amor (São Tomás de Aquino) – Foto: Bruno Marques

A lógica do amor

Padre Wagner pediu a Deus a graça de uma vida eucarística, que se manifesta em gestos concretos de reconciliação. “Um homem eucarístico não pode ficar indiferente aos conflitos, seja entre pessoas, famílias ou nações. Que possamos viver o Evangelho da paz, da promoção humana, que vivamos esse Tríduo Pascal como um retiro espiritual que nos leve a uma conversão ao amor.”

Ao concluir a homilia, padre Wagner pediu que se reze pela santificação dos sacerdotes e para que a Igreja seja a Igreja do Lava-pés, que saiba dar a vida, como Cristo deu a Sua vida por amor a cada um de nós.

Padre Wagner Ferreira reza por cristãos do mundo inteiro que hoje sofrem com a pandemia – Foto: Bruno Marques

Santuário em intercessão pelo mundo

Após a comunhão, num breve momento de adoração, antes que o Santíssimo Sacramento fosse conduzido ao sacrário, padre Wagner Ferreira rezou por aqueles que, hoje, estão confusos, angustiados, vivendo em meio a tantas incertezas. Num clima de silêncio e contemplação, a pequena equipe litúrgica que servia no Santuário intercedeu por aqueles que sofrem ou não podem deslocar-se até a sua paróquia para adorar Jesus sacramentado, na esperança de celebrar a vitória de Cristo no Domingo de Páscoa e participar do grande banquete no juízo final.

Seminaristas desnudam o altar da celebração da Ceia do Senhor – Foto: Bruno Marques

Thaysi Santos

Santuário do Pai das Misericórdias